Angela Merkel em Portugal

A Chanceller Alemã Angela Merkel deslocou-se a Portugal a convite do primeiro-ministro, António Costa, para uma visita oficial de dois dias.

Arlindo Homem

Angela Merkel aterrou no aeroporto do Porto, ontem (30), onde foi recebida com honras militares, tendo seguido depois para o novo Centro de Tecnologia e Desenvolvimento da Bosch, em Braga, para conjuntamente com o primeiro-ministro português, António Costa, procederem à inauguração.

O primeiro dia da visita oficial de Angela Merkel, ao nosso país, terminou na cidade do Porto, com a visita ao i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, um dos mais importantes centros ao nível da investigação na área da ciência da saúde – um setor em que já existe uma relevante cooperação entre a Alemanha e Portugal.

Hoje (31), segundo dia da vista, da chefe do executivo alemão, começou com um encontro com o Presidente do PSD, Rui Rio, num hotel de Lisboa, encontro esse que durou mais de meia hora.

Logo a seguir a Chanceller Alemã foi recebida no Palácio de Belém, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminando o dia com Antonio Costa, numa reunião de trabalho no Palácio Foz, no centro de Lisboa.

Durante a estada em Portugal, Angela Merkell, deslocou-se maioritariamente em viaturas Volkswagen, produzidas na fábrica da Autoeuropa, em Palmela.