“O Melhor Doce” – já são conhecidos os 6 finalistas

Os 6 doces finalistas do Concurso de Sabores Regionais "Portas de Ródão - O Melhor Doce", já estão identificados pelo juri.

® DR

Assim de forma aleatória, os escolhidos são: Borrachinho de Ródão| Padaria Canelas e Coelho lda; Borrachinhos| Cristiano Louro; Panacota de poejo com crocante de azeite de Ródão| Restaurante da Herdade da Urgueira; Pudim de mel e azeite com bombons de azeitona| Maria João Santo e Ana Paula Ribeiro; Queijadinhas de chila e amêndoa| Susana Ribeiro da pastelaria Palmeira; Tartelletes de mel com flôr de laranjeira| disciplina de culinária da academia sénior de Vila Velha de Ródão.

O grande vencedor será anunciado no próximo dia 23 de junho, às 21h, no decorrer da Feira dos Sabores. Durante este dia os visitantes terão a oportunidade de degustar os doces finalistas.

A Chefe Luísa Fernandes, mais conhecida por “Luisinha” preside o júri do concurso e confessou-nos que “não foi uma tarefa fácil. Os doces candidatos surpreenderam-nos, fundamentalmente pela qualidade, originalidade e utilização dos ingredientes regionais, sendo este um dos objetivos do concurso. Tem sido um prazer imenso participar nesta iniciativa, em particular porque significa um regresso às minhas origens.”

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Miguel Ferro Pereira, refere que “estamos muito orgulhosos pela qualidade dos doces apresentados. Todas as receitas cumpriram um dos grandes objetivos desta iniciativa: criar um doce que enalteça os sabores e saberes locais. Resta-nos dar os parabéns e desejar boa sorte aos finalistas.”

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão no âmbito do Projecto “Terras de Excelência” com o lema Prova e Inspira, que visa valorizar e promover a Doçaria Tradicional Regional através da criação original de um doce confeccionado com base nos produtos endógenos.

Este evento realiza-se no âmbito do Projeto Âncora de Animação do PROVERE 2020 BEIRA BAIXA: TERRAS DE EXCELÊNCIA com o lema Taste and breath/Prova e inspira e foi cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).