Rolex TP52 World Championship 2018 – Conhecimentos de Gustavo Lima cruciais na vitória do Alegre

Quantum lidera a classificação geral do Rolex TP52 World Championship 2018, com dois pontos de vantagem sobre o Azzurra e quatro sobre o Alegre. As duas regatas de quarta-feira foram ganhas pelo Luna Rossa e pelo Alegre. No entanto o Quantum, liderado por Dean Barker e Terry Hutchinson, é o que tem demonstrado mais solidez neste Rolex TP52 World Championship 2018, que decorre nas águas de Cascais até 21 de Julho.

Rolex TP52 World Championship 2018
Rolex TP52 World Championship 2018 - ®DR

Com o vento a não atingir os 20 nós, a primeira regata foi ganha pelo Luna Rossa, do proprietário da empresa Prada, Patricio Bertelli, em luta directa com a outra equipa italiana, Azzurra, ficando o terceiro lugar para o Quantum. O primeiro armador amador a terminar a regata foi André Soriano, que levou o Alegre ao quinto posto.

E o Alegre confirmou o bom momento em Cascais com a vitória na segunda regata do dia, com condições de vento diferentes, em que uma boa saída e o conhecimento local foram determinantes. Gustavo Lima, membro do Alegre, na função de ‘Local Expertise Adviser’ e sempre em contacto directo com o táctico Andrew Horton e o estratega Kevin Harrap, foi um trunfo importante.

“Ontem, foi um dia típico de Cascais, com o vento a entrar forte; hoje, tinha alguns segredos de campo de regatas e só com algum conhecimento local é que se pode identificar esses segredos e penso que a minha equipa fez um excelente trabalho. Na primeira regata, íamos terminar em quarto, mas tivemos um ligeiro detalhe na última popa e acabámos em quinto. Mas na segunda, lideraram a regata do princípio ao fim”, explicou Lima, que já tinha tido uma experiência anterior com a equipa Provezza. Este ano, os conhecimentos do velejador luso têm aumentado, graças ao salutar contacto com os elementos das outras equipas.

“Sinto-me cada vez mais integrado. Cá em Portugal temos imensos velejadores com boa qualidade, mas poucos com oportunidades. Eu vou no barco até à hora da largada e com o que estou a aprender em termos de conhecimento do barco e em geral, o resultado só pode ser positivo. O nosso armador da nossa equipa é amador, mas está a discutir com outros barcos que estão cheios de profissionais; temos atrás de nós o Prada, com velejadores profissionais e detentores de títulos mundiais. Além da tranquilidade a bordo, que é o mais importante, este jogo de ter conhecimento local é fundamental. Enfim, vou continuar a desempenhar o meu trabalho humildemente; porque acima de tudo é preciso aprender e conviver de forma humilde, eles gostam disso e a nossa equipa nesse aspecto é uma equipa alegre”, sublinhou, apontando para o nome da equipa na camisola.

Após quatro regatas com quatro vencedores diferentes, Lima confirmou como os detalhes são importantes: “O que faz a diferença são opções tácticas, que acabam por decidir a regata. Queremos ser consistentes e se acertarmos no lado certo do campo de regatas e nas popas também, vamos manter essa consistência. Temos dois quartos, um quinto e um primeiro; a partir do momento em que se começa a tirar oitavos e nono lugares, o preço a pagar é maior.”

Quinta-feira terá lugar a regata costeira (mais próxima da costa), marcada para as 13 horas. A intenção da responsável do Comité de Regatas, Maria Torrijo, é realizar uma prova que possa chegar a Lisboa e voltar, embora a possibilidade dos TP52 entrarem no Tejo só será confirmada algumas horas antes, dependendo das condições de vento.

 

Classificação do Rolex TP52 World Championship Cascais 2018

(após 4 regatas)

  1. Quantum Racing (EUA/Doug DeVos) 10 pontos
  2. Azzurra (ARG/ITA/Alberto e Pablo Roemmers) 12
  3. Alegre (EUA/GBR/Andrés Soriano) 14
  4. Luna Rossa (ITA/Patrizio Bertelli) 20
  5. Sled (EUA/Takashi Okura) 20
  6. Platoon (ALE/Harm Müller-Spreer) 20
  7. Provezza (TUR/Ergin Imre) 23
  8. Phoenix (AFS/Hasso/Tina Plattner) 29
  9. Onda (BRA/Eduardo de Souza Ramos) 33