Volvo XC60 D4 Inscription: a segurança acima de tudo!

Ensaiamos o novo Volvo XC60 D4 Inscription. Um carro brilhante, caro, mas que vale cada cêntimo que custa.

Volvo
Volvo XC60 D4

O novo SUV da Volvo se à primeira vista tem tudo a ver com o best seller XC90, desceu na hierarquia da oferta passando para o segmento SUV médio, embora nada tenha perdido em termos de qualidade de construção e dos materiais, apresentando ao mesmo tempo um “upgrade” tecnológico.

O DESIGN do XC60 será a derradeira expressão de elegância e simplicidade da nova linguagem estilística da Volvo. Mais compacto e mais aerodinâmico que o seu irmão mais velho (XC90) é, contudo, mais curto mas maior que o anterior modelo assegurando uma maior bagageira. Os grupos óticos com o “martelo de Thor”, desenhado a Led, ou os traseiros em forma de “L” do XC90 estão presentes.

O habitáculo faz-nos apetecer estar dentro do Volvo XC60.

A escolha dos materiais é rigorosa e o design sensacional.

A consola central com um ecrã tipo tablet  de 10 polegadas, reúne praticamente todos os comandos do veículo e garante o acesso às mais modernas tecnologias de infotainment e conectividade tais como Apple Car Play, Android Auto, Spotify, navegação.

Em termos de espaço …. há espaço disponível para todos, quer nos lugares da frente quer nos traseiros sentindo-nos em verdadeiras poltronas envolventes e confortáveis

 

A grande novidade em termos de segurança no XC60 é a evolução dos já conhecidos sistemas de segurança que foram estreados na Série 90.

Curva de forma autónoma em autoestrada, seguindo a sua faixa de rodagem, sendo capaz de se desviar autonomamente de um obstáculo em caso de risco de colisão a velocidades entre os 50 e 100 km/h.

Com a vantagem de serem discretos atuando apenas quando são necessários, estão presentes, entre outros, o sistema de condução semi-autónoma com assistente de trânsito (Pilot Assist), o sistema de deteção de automóveis, pessoas e animais, o aviso de ângulo morto. Estes sistemas transitam da Série 90

Na versão ensaiada, o motor D4 é uma unidade de quatro cilindros  com dois litros e 190 CV com 400 Nm de binário logo ás 1750 rpm. A caixa automática de 8 velocidades está perfeitamente de acordo com o motor. O modo manual é interessante, uma vez que, em condução ‘mais intensa’ permite um melhor controle do motor.

Versão ensaiada:

Volvo XC60
Volvo XC60 D4 Inscription – ®DR