Encosta de S. Vicente, em Torres Vedras, vai acolher de novo evento de desenho de rua

De 30 de julho a 5 de agosto vai ter lugar na Encosta de S. Vicente, em Torres Vedras, o evento Encosta – Desenho de Rua.

Encosta - Desenho de Rua
Encosta - Desenho de Rua - ®DR

 

O evento divide-se em dois momentos distintos, mas complementares:

– Residências artísticas, com a participação de três desenhadores residentes (Dina Domingues (PT), Lurdes Morais (PT) e José Clewton (BR) que vão imergir no território da Encosta de S. Vicente, registando nos seus cadernos a realidade física e social que caracteriza a identidade deste lugar.

– Encontro Nacional de Desenho de Rua, trazendo à Encosta um conjunto de desenhadores que, durante um dia, irá conviver com a comunidade local, percorrendo as ruas, becos e travessas, que caracterizam a respetiva paisagem urbana.

De referir que o Encosta – Desenho de Rua é uma atividade que integra o plano de comunicação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras (PEDU).

Recorde-se que em 2017 teve lugar a primeira edição do Encosta, com o objetivo de registar-se a realidade urbana e social da Encosta de S. Vicente, antes do início das obras previstas no PEDU, as quais são confinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este ano, os desenhadores terão oportunidade de vivenciar e representar as profundas alterações que aquele território está a sofrer, sobretudo a zona do antigo Matadouro Municipal, futuro Centro de Artes e Criatividade.

Os principais objetivos desta atividade são os seguintes: representação da transformação da realidade física e social da Encosta de S. Vicente, provocada pelas obras previstas no PEDU; promover a inclusão social através da arte; e o reforço da autoestima da comunidade local.

 

Programa

Residências Artísticas | 30 de julho a 5 de agosto
Objeto de estudo: Encosta de S. Vicente e a sua relação com o centro histórico de Torres Vedras.
Desenhadores residentes: Dina Domingues (PT), Lurdes Morais (PT) e José Clewton (BR).

Encontro Nacional de Desenho de Rua | 4 de agosto
Objeto de estudo: Encosta de S. Vicente.

09h30 | Encontro (Café Xeirinho – Parque do Choupal)
10h00 | Desenho de Rua
13h00 | Almoço livre
14h00 | Desenho de Rua
16h30 | Partilha de Desenhos (Café Copacabana)
17h00 | Tertúlia com os desenhadores residentes (Armazém Sessões Participativas – Rua das Escadas).

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Inscrições: [email protected]