Os 20 smartphones mais pesquisados no KuantoKusta durante o primeiro semestre

Um levantamento efetuado pelo departamento de Business Intelligence do KuantoKusta, uma das principais referências do e-commerce em Portugal, revela os smartphones mais pesquisados pelos utilizadores portugueses, entre janeiro e junho de 2018. Tal como no ano anterior, a líder de pesquisas é a gigante coreana Samsung, seguida, cada vez mais de perto, pelas chinesas Xiaomi e Huawei.

Os 20 smartphones mais pesquisados no KuantoKusta
Os 20 smartphones mais pesquisados no KuantoKusta - ®DR

 

Quatro são as marcas que compõem o ranking dos 20 smartphones mais pesquisados no KuantoKusta. Entre elas, a Samsung lidera com 9 modelos, sendo que o smartphone mais pesquisado é o Samsung Galaxy S8. O telemóvel tem ecrã infinito, câmara traseira de 12 MP e frontal de 8 MP, além de reconhecimento de retina, processador de 10 nm, eficiência energética melhorada e uma nova assistente pessoal, a Bixby.

Segundo dados de pesquisa do KuantoKusta, o smartphone mais pesquisado, depois do Samsung Galaxy S8, é o Xiaomi Mi A1. Lançado há quase um ano pela empresa chinesa, este modelo está, a cada dia, mais forte no mercado. O telemóvel tem um ecrã de 5.5 polegadas e resolução de 1920×1080, memória interna de 64 GB com possibilidade de expansão, câmara traseira de 12 MP que tira fotos com resolução de 3968×2976 pixels e grava vídeos em 4K. Além desta surpreendente resolução, o aparelho tem o sistema operativo Android One, ou seja, o sistema operativo no estado mais puro. A marca chinesa tem ainda outros dois modelos na lista, em 10º e 11º lugares: Xiaomi Redmi 5 Plus e Xiaomi Mi Mix 2.

Em terceiro lugar, vem outra marca chinesa, a Huawei, com o modelo Huawei P20 Lite que ostenta 5.84 polegadas de ecrã e resolução de 2280×1080 pixels. Este telemóvel deixa os outros modelos para trás quando o assunto é a câmara: são 16 MP que permitem ao Huawei P20 Lite tirar fantásticas fotos com uma resolução de 4608×3456 pixels e gravar vídeos em Full HD com uma resolução de 1920×1080 pixels.

A Huawei tem outros três aparelhos na lista de mais pesquisados: Huawei Mate 10 Lite em 5º lugar, Huawei P10 Lite em 12º e Huawei P8 Lite em 20º. A marca chinesa Huawei foi a marca de smartphones mais vendida em Portugal nos primeiros três meses do ano, de acordo com os dados da IDC.

A qualidade tecnológica aliada ao baixo preço dos smartphones das marcas Huawei e Xiaomi são características extremamente atrativas para os utilizadores que analisam custo-benefício antes de efetuarem uma compra. De acordo com o Diretor de Parcerias Estratégicas do KuantoKusta, Thiago Borba, “Estima-se que, durante a Black Friday e o Natal, as pesquisas por smartphones destas marcas cresçam ainda mais, superando os modelos da Samsung e da Apple”.

Nesta classificação feita pelo KuantoKusta, a Apple, presente no ranking com quatro modelos, surge apenas na sexta posição, com o iPhone 8. O aparelho, aquando do lançamento, foi ofuscado pelo iPhone X, mas possui diversas funcionalidades muito interessantes como é o caso do leitor multimédia, a opção de videoconferência e o bluetooth. A câmara de 12 MP e os 256 GB de memória são outras características de ressaltar. O ecrã não apresenta grandes diferenças em relação aos outros: 4.7 polegadas e resolução de 1334×750 pixels.

Segundo dados do KuantoKusta, o consumidor está a pesquisar por smartphones com ecrãs de grandes dimensões, câmara com mais de 12MP e bateria de alta duração. “Modelos que apresentam estas características registaram um aumento de 16% no total de cliques direcionados para as lojas registadas na plataforma, em relação ao primeiro semestre do ano anterior”, afirma Thiago.

Na lista dos mais de 1 milhão de produtos disponíveis para pesquisas no KuantoKusta, um smartphone está sempre entre os cinco artigos mais pesquisados, em qualquer altura do ano. Resultados deste género reforçam ainda mais a importância que esta categoria tem vindo a ganhar na vida dos portugueses.

Acompanhando esses indicadores, “o KuantoKusta tem vindo a implementar diversas funcionalidades, como é o caso da nova versão do site em mobile e da Click Box, para responder ao interesse, cada vez maior, dos utilizadores e melhorar, cada vez mais, a experiência de compra online” finaliza Thiago.