“Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal” – candidaturas abertas até 31 de agosto

A Revista de Vinhos - A Essência do Vinho, com o apoio da VINALDA, lança as candidaturas da primeira edição do Concurso "Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal", aberto a todos os restaurantes e Wine Bars do pais, com o objetivo de identificar e distinguir 45 estabelecimentos, em todas as regiões vitivinícolas, numa cerimónia a decorrer durante a 19ª edição do ENCONTRO COM VINHOS e ENCONTRO COM SABORES, de 3 e 6 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira).

"Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal" - ®DR

 

O concurso pretende envolver mais de 300 candidaturas e tem como objetivo dar a conhecer os restaurantes e wine bars que praticam um serviço exemplar, premiando ainda todos os que contribuem para afirmação da identidade e da excelência de Portugal como país de Vinhos, sobretudo numa fase em que o nosso país se posiciona como destino premium”, explica Nuno Pires, Diretor da Revista de Vinhos.

Para Sérgio Pereira, Executive Sommelier da Vinalda, apoiar este concurso de âmbito nacional “com o objetivo de distinguir a Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal, é uma oportunidade única para incentivar os restaurantes e os wine bars a reforçarem a aposta num elemento tão distintivo como é o Vinho e o seu serviço, valorizando cada uma das etapas relacionadas com este setor, a procura e escolha de vinhos de mercado ou tão somente de raridades e vinhos mais antigos bem como a gestão de stocks para apresentação de provas verticais e vinhos de produção limitada até ao momento de proposta e serviço de vinho ao cliente”.

Além de notoriedade nacional, os vencedores terão direito a um diploma, selo de reconhecimento e destaque na Revista de Vinhos, numa secção própria criada para o efeito. Ao longo do ano, serão publicados todos os restaurantes constantes no ranking nacional.

É simultaneamente uma forma de valorizarmos todos os agentes que apostam no serviço e na correspondente seleção e diversidade dos vinhos portugueses, e de contribuirmos para a expansão da cultura do vinho, em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia”, esclarece Nuno Pires.

As candidaturas estão abertas até 31 de agosto. O formulário de inscrição está disponível aqui.

 

 

CATEGORIAS A CONCURSO

NACIONAL: distingue a melhor carta e serviço de vinhos dos restaurantes e wine bars portugueses em termos absolutos, com indicação do resultado sob a forma de ranking “Top 10” em Portugal.

REGIONAL: pretende distinguir a melhor carta de vinhos da região vitivinícola onde está estabelecido. Vai originar um ranking “Top 3” em cada uma das regiões vitivinícolas portuguesas.

WINE BAR: pretende distinguir a melhor carta e serviço de vinhos em wine bars portugueses em termos absolutos, com indicação do resultado sob a forma de ranking “Top 3” em Portugal.*

Haverá também menções honrosas.

 

JÚRI DO CONCURSO

ALEXANDRE LALAS

Já colaborou com a enciclopédia “Britânica”, o “Jornal do Brasil”, a “Gazeta Mercantil”, o “Diário Lance”, o sport “Press”, a “Revista do Flamengo” e foi editor do sítio de Internet dos jogos “Pan-Americanos do Rio”, em 2007. Atualmente participa como jurado orador em numerosos concursos e congressos sobre vinho, é formador de masterclasses sobre vinhos portugueses em vários mercados externos. Crítico de vinhos da Revista de Vinhos.

CÉLIA LOURENÇO

Apaixonada pela escrita sobre vinhos e gastronomia, concilia a atividade da arquitetura com a crítica de vinhos e de gastronomia. Redatora da Revista de Vinhos.

GUILHERME CORRÊA

Guilherme Corrêa, duas vezes o Melhor Sommelier do Brasil pela Association de la Sommellerie Internationale / Associação Brasileira de Sommeliers, em 2006 e 2009, é sócio da Decanter no Brasil e da Wines by Heart em Portugal, crítico de vinhos da Revista de Vinhos e integra o júri do “TOP 10 Vinhos Portugueses”. Detém também o Diploma da Wine & Spirit Education Trust, a maior escola mundial dedicada ao setor.

MANUEL MOREIRA

Reconhecido como um dos mais prestigiados sommeliers portugueses. Ao trabalho de consultoria que exerce atualmente, soma ainda a colaboração com a Revista de Vinhos – A Essência do Vinho e como jurado em diversos concursos nacionais e internacionais.

NUNO GUEDES VAZ PIRES

Diretor editorial da Revista de Vinhos e diretor da EV – Essência do Vinho, empresa portuguesa líder na produção de eventos enogastronómicos. Soma mais de 25 anos de experiência profissional no setor do vinho.

SÉRGIO PEREIRA

Formado em hotelaria, tem também o curso de escanção da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e o Wine & Spirit Education Trust #3. Detentor de variados artigos na imprensa especializada, é também formador com colaborações em universidades e escolas de hotelaria em Portugal. Dirk Niepoort é uma das referências da sua carreira, com quem trabalhou no restaurante Degusto. Com um percurso sólido na área conseguiu prémios da Melhor Carta de Vinhos pela Wine Spectator e pela Revista de Vinhos para variados restaurantes, entre eles o restaurante DOP Porto, e esteve entre os nomeados para melhor sommelier do ano para a revista Wine, em 2014.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Entre os critérios de avaliação constam: a apresentação geral da Carta, estrutura e composição, funcionalidade e organização, componente informativa e formativa, dinâmicas e vinho a copo. Para mais informações, consulte o regulamento do concurso, disponível aqui.

Sobre o Encontro com Vinhos, Encontro com Sabores

Esta será a 19ª edição do evento de vinhos da capital que atrai maior número de visitantes, no local de sempre, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, e que terá como principal novidade a realização do Concurso Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal.

Com dois dias dedicados ao público em geral, a 3 e 4 de novembro, e dois a profissionais, a 5 e 6 de novembro, são esperados mais de 20 mil visitantes, 300 marcas e de 2500 vinhos em prova num evento planeado e adaptado especificamente para as duas audiências, sempre com enfoque na ligação entre vinho e gastronomia.

ENCONTRO COM VINHOS e ENCONTRO COM SABORES é um eventoRevista de Vinhos – A Essência do Vinho, produzido pela Essência do Vinhocom o apoio da VINALDA.