22 anos depois Santa Cruz, volta a receber o Noah Eurosurf Junior

Após longos anos de ausência, o Noah Eurosurf Junior 2018, campeonato europeu de surf, bodyboard e longboard, volta à Praia de Santa Cruz, com a participação de 17 seleções, num total de 182 atletas.

22 anos depois Santa Cruz, volta a receber o Noah Eurosurf Junior
Noah Eurosurf Junior - Fernando Curado MAtos

A prova, que decorre até hoje (29) no âmbito do Santa Cruz Ocean Spirit, arrancou no passado domingo, na praia do Mirante, embora a cerimonia de abertura tenha decorrido na tarde de sábado.

Nesta cerimónia, estiveram presentes os representantes de cada país para, num ato simbólico, juntarem as areias, que cada delegação trouxe do seu país. Marcaram presença ainda Huw John, presidente da Federação Europeia de Surf, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, e Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Para Carlos Bernardes, “é uma grande honra voltar a receber esta prova em Santa Cruz. O Noah Eurosurf Junior 2018 tem como objetivo investir nos jovens e no seu desenvolvimento educativo. É algo a que queremos dar atenção, tendo em conta a promoção de Santa Cruz como destino de surf. O concelho de Torres Vedras dá as boas vindas a todas as seleções e espera que tenham uma agradável estadia na nossa região, desfrutando das fantásticas condições naturais para a prática desportiva na natureza pelas quais somos também referenciados”.

Já, Huw John, presidente da Federação Europeia de Surf, recorda que “Portugal é um excelente anfitrião dos nossos eventos. É sempre um prazer regressar a este vosso belo país, que tanto tem contribuído para a evolução do surf europeu. Mas é um gosto especial voltar a Santa Cruz, onde não vínhamos há mais de 20 anos. É também com grande orgulho que nos associamos ao Santa Cruz Ocean Spirit, que temos acompanhado com atenção desde 2007 e com o qual partilhamos valores” acrescentou.

O campeonato que reúne as 17 melhores nações do surf europeu júnior, colocou na água as duas primeiras fases das categorias de Bodyboard Sub-16, Sub-18 e Sub-18 feminino, bem como as duas primeiras fases da categoria de Longboard Sub-18.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. Como parceiros institucionais está o Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal, Oeste Portugal e Green Destinations. Também a Cruz Vermelha, o Oceanário de Lisboa e Sealand, a Certificação Ambiental do Ministério do Ambiente, o Fundo Ambiental e o Sê-lo Verde se quiseram associar a este evento que promove o desporto e a vida ao ar livre,