Rali Vinho da Madeira – Piloto madeirense ganha 9 das 11 classificativas

A 1.ª etapa do Rali Vinho da Madeira, mostrou a superioridade dos pilotos locais, em especial de Alexandre Camacho, que consolidou a sua liderança, ao vencer quase todas as classificativas de ontem, partindo hoje em primeiro lugar.

Piloto madeirense ganha 9 das 11 classificativas do Rali Vinho da Madeira
Rali Vinho da Madeira - Albano Loureiro

O dia de ontem ficou ainda marcado pela desistência de Giandomenico Basso e João Silva, dois dos favoritos desta prova.

O italiano teve de desistir ao Km 4, quando a transmissão do Hyundai se partiu e João Silva foi protagonista de um despiste que obrigou à interrupção da 5.ª classificativa. O piloto do Citroën DS3 e o navegador Vítor Calado, foram conduzidos ao hospital, mas o estado físico de ambos não inspira cuidados.

Devido ao despiste de João Silva, a Direção de Prova decidiu atribuir os tempos da primeira passagem no Palheiro Ferreiro (PEC3), com uma ou duas correções, aos concorrentes que não fizeram a PEC5, em condições normais.

Armindo Araujo, outro dos favoritos e que começou o dia como líder desta prova,sofreu um furo, ficando assim afastado dos primeiros lugares, fruto dos 3 minutos que perdeu a mudar o pneu.

Ao volante do Skoda Fabia, Alexandre Camacho, venceu nove das onze classificativas já realizadas e os 31,5 segundos de avanço que conseguiu, garantem-lhe uma confortável vantagem, em relação ao Citroën DS3 de Miguel Nunes.

José Pedro Fontes, em Citroën C3, ocupa o 3.º lugar, a 1.23,2 minutos do líder, seguido por Miguel Barbosa, com mais 1.52,6 minutos, e por Ricardo Teodósio.

O madeirense Pedro Paixão (Hyundai), João Barros (Ford), Armindo Araújo (Hyundai), Pedro Almeida (Ford) e o belga Joachim Wagemans (Peugeot) completam o top 10.

No final do dia, já no Parque de Assistências, Pedro Calado, co-piloto de Alexandre Camacho, referiu estarem “muito satisfeitos”. “Foi um primeiro dia muito positivo, correu como tínhamos planeado, este era o dia certo para atacar e ganhar distância”, disse, apontando que têm intenção de hoje “ganhar as restantes classificativas. Nós queremos mesmo ganhar o Rali Vinho da Madeira, queremos muito ganhar pelo segundo ano consecutivo”, confessou.

Miguel Nunes, segundo classificado na geral, destacou que Alexandre Camacho está a fazer “um rali espetacular”. “Estamos a dar o nosso melhor e pelo menos a fazer a diferença em relação aos que estão para trás”, salientou.

Hoje, último dia do Rali Vinho da Madeira, a competição arranca às 10h33, com a PEC12 (Câmara de Lobos 1).

Consulte aqui a lista de inscritos.

 

Calendário da prova:

Domingo 5.8

Partida para a 2ª Etapa às 9h45

Entrega de Prémios às 17h51 na Praça do Povo

Conferência de Imprensa Final do Evento às 18h

Verificações Finais às 18h10

Publicação da Classificação Final Provisória às 19h30

Publicação da Classificação Final Oficial às 20h