Termas de Luso – um convite para relaxar ‘cá dentro’

Rodeadas pela beleza indescritível da Serra do Buçaco, as conhecidas Termas de Luso, recentemente requalificadas, são o lugar ideal para o equilíbrio do corpo e da mente.

uma opção para relaxar ‘cá dentro’
Termas do Luso - ©Aldrabiscas

Mantendo a tradicional fachada, as Termas de Luso, foram modernizadas e transformadas num SPA de luxo, de forma a reunir diferentes valências que proporcionam uma experiência verdadeiramente única: Termalismo, Spa Termal (com as vertentes Esthetics e Acqua) e Medical Center (com a Medicina Física e Reabilitação).

Bem situadas no meio da encantadora e muito bem cuidada vila, os programas de saúde termal estão orientados para a promoção da saúde e tratamento de diferentes patologias e situações clínicas. Do conjunto alargado de ofertas disponibilizadas, poder-se-á encontrar programas destinados à reposição de equilíbrios e promoção de estilos de vida saudável.

Os tratamentos com a Água Termal de Luso, complementados com técnicas de Medicina Física e de Reabilitação, promovem um reconhecido benefício em muitas situações do foro reumático e músculo-esquelético, para alem de ser utilizada em técnicas específicas de inalação ou em aerossóis, que permite obter benefícios importantes em quadros crónicos ou reincidentes de rinites, sinusites, rinofaringites, bronquite crónica, doença pulmonar obstrutiva crónica, recuperação pós pneumonia ou outras situações.

Mas o complexo termal, não se fica apenas pela oferta dos tratamentos tradicionais. Um moderno e amplo SPA, com 7 salas de tratamento, incluindo 1 suite dupla e uma piscina interativa, com diversos jatos de agua e hidromassagem, oferece tratamentos de diversas categorias, proporcionando uma experiência completa de relaxamento e bem-estar num conceito multissensorial que explora a intimidade e o encanto dos sentidos.

Lado a lado, com as Termas de Luso,  situa-se o elegante Grande Hotel de Luso, inaugurado em 1940, projetado por Cassiano Viriato Branco (1897- 1970) considerado por muitos a personalidade mais poderosa e inventiva do modernismo, que conciliava a linguagem moderna com o estilo tradicional.

Contudo, após mais de 70 anos de historia, impunham-se remodelações, que permitisse continuar a oferecer aos seus clientes, as estadias e o serviço de excelência, a que estavam habituados. Foi então alvo de uma revitalização profunda, finalizada no ano de 2011.

O novo projeto, da autoria do Atelier Reimão Pinto, teve como ponto de partida a criação de uma nova imagem para o Grande Hotel de Luso, respeitando a identidade e o espaço arquitetónico original do edifício. Potenciando os elementos modernistas, utilizando apontamentos Art Déco, criou-se uma nova alma para este emblemático hotel. O maior desafio foi conseguir simultaneamente uma marca de originalidade e modernidade mantendo viva a memória do hotel. A nobreza das madeiras, a simplicidade das linhas e contenção dos elementos decorativos caracterizam os espaços, as cores quentes e fortes garantem o conforto em ambientes de um calmo requinte a quem o visita.

Um auditório, salas de conferência, piscina interior, quartos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, ginásio composto por uma grande diversidade e quantidade de equipamentos e uma sala de jogos (área para crianças, ténis de mesa, mesa de bilhar) e túnel de acesso às Termas de Luso, são algumas das mais valias, que transformaram este hotel, agora classificado com 4 estrelas, no local ideal, para fugir ao bulício da cidade e passar uns dias de tranquilidade no meio da natureza.