ABRAÇO com novo plano de ação nos Açores

A ABRAÇO, em conjunto com a Secretaria Regional da Saúde através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e da Direção Regional da Saúde, está a lançar novos projetos para a Região Autónoma dos Açores (RAA).

VIH e hepatites virais
Abraço - ®DR

 

Após várias reuniões com agentes locais (Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, Câmaras Municipais, IPSS e a Secretaria Regional da Saúde) foi possível traçar um plano para a RAA para os próximos dois anos, cujos resultados serão apresentados em 2020 (mais informação no anexo I). Para a concretização deste plano, o Governo Regional dos Açores apoiou a ABRAÇO com 10 mil euros para o corrente ano, sendo possível a renovação de apoios de acordo com os resultados demonstrados.

Este plano de ação assenta sobretudo na realização de rastreios, ligação e retenção aos cuidados de saúde, ações de formação, mas também num projeto inovador onde será possível aos cidadãos da RAA encomendarem um teste de rastreio online (anónimo e confidencial), sem haver contacto cara-a-cara, mitigando a vergonha associada à realização deste tipo de rastreios. De acordo com declarações públicas do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Prof. Doutor Fernando Araújo, será possível concretizar o autoteste até ao final deste ano.

A atuação da ABRAÇO vai assentar na infeção pelo VIH, não esquecendo as hepatites virais, com especial enfoque na hepatite C e nas outras IST. Através desta cooperação foi possível promover uma reunião entre as instâncias de saúde regionais e a Diretora de ambos os Programas Nacionais da DGS, Isabel Aldir. Pretende-se uma atuação conjunta e concertada entre todos, atendendo às melhores recomendações internacionais e prestando mais e melhores cuidados aos Açorianos.