Mundiais de Canoagem: penúltimo dia trás a 1ª medalha de ouro a Portugal

Os Mundiais de Canoagem que arrancam no passado dia 23 no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, tiveram ontem sábado dia 25 o seu ponto alto. Fernando Pimenta a grande estrela da seleção portuguesa, alcançou a medalha de ouro em K1 1000 metros, título que lhe fugia há alguns anos.

Portugal acabou o dia com uma medalha de Ouro conquistada por Fernando Pimenta
ICF CANOE SPRINT & PARACONOE WORLDCHAMPIOSHIPS -©Aldrabiscas

Teresa Portela e Joana Vasconcelos, em K2 femininos, 500m não foram alem de um sétimo lugar, referiram que que poderiam ter feito “melhor” tanto no K2 500, bem como no K4 500, juntamente com Francisca Laia e Francisca Carvalho, em que foram oitavas, falhando assim o apuramento para as meias-finais.

O canoísta Emanuel Silva que lidera a equipa de K4, mostrou-se satisfeito com o apuramento para a final dos k4 500 m, prometendo lutar com os seus colegas, pelos primeiros lugares na final que hoje se realiza, porque ontem conforme referiu “ tive sensações boas demais. Na eliminatória e na semifinal. Objetivo cumprido. Esperemos que na final as boas sensações voltem a aparecer para um bom resultado”, disse. João Ribeiro igualmente feliz com a qualificação, elogiou a “estratégia bem delineada, até porque sabíamos que tínhamos de largar bem e ganhar a frente. Foi o que fizemos. Tentar gerir os esforços para a última parte, com vento de frente. Conseguimos o objetivo que era entrar na final.”

Contudo a equipa é unanime em dizer que vão dar o seu melhor, mas que a Hungria, a Alemanha e a Espanha estão muito fortes. Contudo o trabalho que têm desenvolvido com o treinador Rui Fernandes, permite-lhes almejar uma boa classificação.

O dia de ontem terminou com a Alemanha a liderar a classificação com 5 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, seguida da Hungria com 6 medalhas de ouro e 1 de bronze, e da Rússia com 2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.

Portugal acabou o dia com uma medalha de Ouro conquistada por Fernando Pimenta.

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, enalteceu a vitoria conseguida por Fernando Pimenta em K1 1000 m, num mundial, inteiramente organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, “Conquistar um título inédito no campeonato do Mundo que o Fernando perseguia há muito tempo – e numa organização portuguesa a todos os níveis a melhor de sempre – não me podiam deixar mais feliz. É um dia memorável”,

Acreditamos que hoje o dia nos traga mais alegrias e mais medalhas.