Festival de Estátuas traz a Tomar alguns dos melhores artistas do mundo

O Festival Estátuas Vivas de Tomar decorre no próximo fim-de-semana, no Mouchão Parque e no jardim da Várzea Pequena, numa edição que promete ser das mais espetaculares, com a presença de vários artistas internacionais de renome, além de boa parte dos melhores portugueses. A sexta edição do festival decorre no sábado, dia 8 e no domingo, 9 de Setembro.

Estátuas Vivas – Arte na Rua
Festival de Estátuas Vivas de Tomar - ®DR

 

No sábado a temática será “A História contada no feminino” que apresentará algumas das mulheres mais marcantes da História de Portugal, desde D. Teresa a Catarina Eufémia, passando pela Rainha Santa Isabel, Inês de Castro, Maria da Fonte ou D. Antónia “Ferreirinha”, entre 30 artistas recriando 15 momentos da nossa História. Esta viagem no tempo, desde a fundação da nacionalidade até ao século XX, será enquadrada pela música de cada época. 

Novidade é também o facto de as estátuas de temática histórica se limitarem ao sábado, ficando o domingo reservado ao tema livre, “Estátuas Vivas – Arte na Rua”, onde é grande a expetativa pelas performances de artistas como John Eicke, duas vezes vencedor do World Living Statues, o mais importante dos festivais do género, em Arnhem (Holanda), Helena Reis, vencedora do mesmo festival ou Stella Nutela que aí foi vice-campeã, entre criações originais e outras já vencedoras em Portugal e na Europa.

O horário do Festival será o seguinte: sábado das 17 às 19 e das 22 às 24 horas; domingo das 11 às 13 e das 17 às 19 horas. Durante os dois dias do evento, o público irá eleger os três melhores quadros de “A História Contada no Feminino” e “Estátuas Vivas – Arte na Rua”. Às 20 horas de domingo serão anunciados os resultados e entregues os prémios aos vencedores.

O novo figurino do Festival Estátuas Vivas inclui o pagamento dos ingressos, para o que vão existir bilheteiras abertas 90 minutos antes na Casa Vieira Guimarães e junto das entradas, que serão três: no topo sul da Várzea Pequena e nas duas pontes pedonais do Mouchão. Os visitantes receberão uma pulseira para os dois dias (5 euros) ou apenas para um (3 euros), sendo que as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita e os jovens dos 13 aos 18 anos 50% de desconto. Até sexta-feira será ainda possível adquirir as pulseiras no Balcão Único do Município, no Posto de Turismo, no Cine-Teatro Paraíso ou na Escola Secundária Santa Maria do Olival.

O Festival Estátuas Vivas é uma iniciativa do Município de Tomar e do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria.

 

O programa do Festival poderá ser consultado aqui.