SEAT Tarraco – O novo topo de gama da SEAT

O SEAT Tarraco chegou. Com o nome da cidade mediterrânica de Tarragona, um núcleo histórico e cultural com arquitetura inspiradora, mas com um espírito jovem e aventureiro. O nome Tarraco foi escolhido no decurso do voto popular de mais de 140.000 entusiastas que participaram na fase final do desafio #SEATseekingName.

 

O mais recente veículo desenhado e desenvolvido nas instalações da SEAT em Martorell (Barcelona) é produzido em Wolfsburg (Alemanha) e marca a terceira oferta da gama SUV do construtor na ofensiva de produto, além de revelar indícios da futura linguagem de design dos novos modelos SEAT. O Tarraco trará novos clientes, exponenciará a imagem da marca e terá um impacto importante nos lucros, já que este é um modelo elevada margem de contribuição. E também será o topo de gama da marca.

O novo Tarraco assume um lugar de topo na família SUV da SEAT, como irmão mais velho do Ateca e do Arona, juntando tecnologia de ponta, dinâmica, agilidade, sentido prático e a funcionalidade com design elegante e sofisticado. O Tarraco junta as muitas vantagens das dimensões mais generosas para oferecer um veículo que consegue incluir todos os elementos da vida moderna.

O novo SUV funde os elementos-chave de todos os veículos na gama SEAT: design e funcionalidade, dinâmica desportiva e conforto, acessibilidade e qualidade, tecnologia e emoção, mas num equilíbrio à medida de um vasto tipo de estilos de vida. O novo SEAT Tarraco foi desenhado para condutores que precisam da utilidade de 5 ou 7 lugares, o lado prático da posição de condução mais elevada, mas que não prescindem do sentido estético, além de apreciarem o equilíbrio do Tarraco entre a imponência e a elegância. E esse equilíbrio é repetido nos dois níveis de equipamento, Style e Xcellence.

Com o contínuo crescimento do segmento dos SUV, o Tarraco assumirá um papel fundamental para a SEAT quando for introduzido no início de 2019, reforçando a marca e a sua capacidade de crescimento num momento de subida continuada e sólida das vendas. Entre janeiro e agosto, a SEAT entregou 383.900 veículos em todo o mundo, um crescimento de 21,9% face a igual período de 2017.

“A SEAT está a atravessar, nos últimos tempos, a sua maior ofensiva de produto. A chegada do SEAT Tarraco, o nosso primeiro grande SUV, integra-se no nosso investimento de 3.3 mil milhões de euros, entre 2015 e 2019, na gama de modelos disponibilizados,” diz o Presidente da SEAT,Luca de Meo,“Este modelo completa a nossa família de SUV, pensada para todo o tipo de necessidades dos clientes”.

 

A engenharia da excelência

O SEAT Tarraco foi desenvolvido para condutores que procuram emoção e funcionalidade num único veículo. Pessoas que precisam do sentido prático de ter até 7 lugares e o espaço para transportar a família e os amigos, mas que apreciam um automóvel que reage às exigências do condutor garantindo uma dinâmica envolvente.

A chave para este objetivo abrangente de fusão entre o lado prático e o comportamento dinâmico reside na mais recente tecnologia do Grupo Volkswagen e na plataforma MBQ-A com arquitetura de longa distância entre eixos, que serve de base aos grandes SUV.

As potencialidades do sistema Dynamic Chassis Control (DCC) garantem o equilíbrio perfeito entre o comportamento desportivo quando se está atrás do volante, com um rolar confortável quando se cobrem largas distâncias em diversos tipos de estrada. O condutor pode escolher a afinação preferida, mas o sistema também consegue adaptar-se automaticamente ajustando a afinação ao tipo de estrada e ao estilo de condução.

A suavidade de rolamento é acompanhada pela performance, a eficiência e a fiabilidade dos conjuntos motopropulsores disponíveis. Todos os motores beneficiam de injeção direta, sobrealimentação e tecnologia start-stop, garantindo potências entre 150CV e 190CV.

Ficarão disponíveis duas variantes a gasolina: o quatro cilindros de 1.5 litros TSI que produz 150CV e está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, e um 2.0 litros, com 190CV e caixa de sete velocidades DSG com sistema de tração integral 4Drive. Há duas opções Diesel, ambas com o 2.0 litros TDI, e potências de 150CV e de 190CV, respetivamente. A versão de 150CV pode ser associada a uma transmissão de caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, ou a uma caixa de sete velocidades DSG com sistema de tração integral 4Drive. A variante mais potente apenas está disponível com a combinação 4Drive/caixa DSG de sete velocidades. Mais tarde, o SEAT Tarraco também beneficiará de sistemas de propulsão com tecnologia alternativa.

“O SEAT Tarraco é uma obra de arte em termos da funcionalidade e de flexibilidade que os clientes esperam de um grande SUV. É o modelo mais desportivo do ponto e vista do design e também graças ao controlo dinâmico de chassis, que permite que se ajuste o comportamento consoante os desejos de condução,” diz o Vice-Presidente Executivo da SEAT para a Investigação e Desenvolvimento, Dr. Matthias Rabe.

 O novo SEAT Tarraco tem todos os sistemas de assistência necessários a uma condução mais confortável e segura, mesmo nos ambientes de condução mais exigentes. Sistemas já conhecidos como o Lane Assist (Manutenção da Faixa de Rodagem) e Front Assist (Assistente de Travagem em Cidade) com reconhecimento de bicicletas e de peões são fornecidos de série na Europa, enquanto sistemas como o Blind Spot Detection (aviso de viaturas no ângulo morto), Reconhecimento de Sinais, Traffic Jam Assist (Assistente de Tráfego), ACC (Cruise Control Adaptativo), Light Assist (Assistente de Máximos) e Emergency Assist (Travagem de Emergência) estarão disponíveis em opção.

Elevando a segurança a um novo nível para a SEAT, o SUV Tarraco também inclui Chamada de Emergência, Assistente de Pré-Colisão e Detetor de Capotamento, o que significa que, independentemente da situação, o veículo está pensado para enfrentar a situação mais exigente, fazendo deste grande SUV um modelo referência no segmento.

 

Desenhado para a vida

As dimensões maiores inspiraram a equipa de design a encontrar um maior equilíbrio entre a harmonia estética e as proporções funcionais. E ainda que o SUV Tarraco tenha 4,735mm de comprimento e 1,658mm de altura, criando um imenso interior e um exterior imponente, o design global transmite uma imagem leve e ágil ainda que robusta e com enorme perceção de espaço.

O design frontal inclui os sinais para a linguagem de design dos novos SEAT, com uma grelha mais proeminente, que transmite maior presença e caráter, e embora os faróis Full LED mantenham a assinatura triangular da marca, estão mais integrados na carroçaria, garantindo uma aparência mais alinhada.

A tecnologia de iluminação representa um aspeto importante no Tarraco. Este SUV utiliza de série tecnologia 100% LED, tanto para o exterior como no interior, nos dois níveis de equipamento disponíveis, Xcellence e Style, garantindo aos designers uma enorme liberdade criativa e aos clientes uma iluminação límpida.

“Acredito que o novo Tarraco cause uma excelente primeira impressão devido às suas generosas proporções e ao design elegante, mas desportivo. Assume uma postura que orgulha com a imponente secção dianteira, que também transmite algumas pistas sobre como será a estética dos próximos SEAT,” diz Alejandro Mesonero, Diretor de Design da SEAT, “E tal como fazemos em todos os modelos que desenvolvemos, colocámos uma imensa dose de amor e de paixão nos detalhes do Tarraco, seguindo a nossa filosofia: se parece bem, está bem.”

Atrás, onde a funcionalidade assume enorme importância, o enfase concentra-se na zona funda de carga, mas com um conceito de luminosidade que enaltece a amplitude e o sentido prático do SUV. A iluminação LED também possibilita indicadores de mudança de direção traseiros dinâmicos.

O SEAT Tarraco ficará disponível em oito tonalidades diferentes: Camouflage Escuro, Branco Oryx, Prata Reflex, Azul Atlantic, Cinzento Indium, Beje Titanium, Preto Deep e Cinzento Grey.

No interior, os designers dedicaram um imenso esforço ao desenvolvimento de um habitáculo que envolve os ocupantes, aplicando uma linha horizontal que se prolonga do tablier, expandindo a sensação de largura do Tarraco, e de espaço no habitáculo, enquanto, ao mesmo tempo, transmite confiança, segurança e um patamar de qualidade habitualmente só encontrada no segmento premium.

E à medida que o mundo se torna crescentemente digitalizado, o interior do Tarraco conta com o Cockpit Digital SEAT de 10.25’’, que projeta toda a informação importante para o condutor, enquanto o amplo ecrã flutuante HMI de 8” permite o acesso dos passageiros às opções de conetividade. As pré-vendas doSEAT Tarraco iniciam-se em dezembro.