ObservaEstrela – Festival de Natureza e Paisagem

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, decorrerá na cidade de Gouveia o ObservaEstrela. A iniciativa tem como objetivo a promoção, a relação entre o turismo e a ciência que de uma forma integrada, foque os valores naturais e culturais da região.

Associação Geopark Estrela
ObservaEstrela - ®DR

Este festival com periodicidade bienal, que percorrerá os 9 Municípios da candidatura da Estrela a Geoparque, visa fomentar a relação intrínseca entre a Ciência, a Natureza e o Turismo, de modo a valorizar o recurso paisagem deste território. Conciliando a dimensão natural com a cultural, o ObservaEstrela será uma oportunidade para, em conjunto com os diferentes agentes do território, promover iniciativas ancoradas na promoção dos recursos endógenos, bióticos e abióticos.

O Festival está estruturado em seis eixos fundamentais:

  1. Certame de expositores relacionados com as temáticas da Natureza, Ambiente, Cultura e Turismo;
  2. Palestras e Oficinas sobre as temáticas da Geodiversidade, Biodiversidade, Botânica e Paisagem;
  3. Saídas de campo interdisciplinares;
  4. Mostra gastronómica Sabores Típicos;
  5. Exibição de Filmes, Documentários e Exposições Fotográficas;
  6. Espetáculos musicais com sonoridades locais.

O ObservaEstrela é promovido pelo ICNF, organizado pela Associação Geopark Estrela e o Município de Gouveia, tendo como parceiros o CERVAS (Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), o Turismo Centro de Portugal, e como parceiro media a National Geographic Portugal.