Team Nika na primeira posição do 2018 WORLD CHAMPIONSHIP

Muito vento e grandes ondas, pautaram o segundo dia do 2018 WORLD CHAMPIONSHIP, obrigando as equipas a utilizarem a terceira vela e pequenos spinnakers. Já no regresso ao Clube Naval de Cascais – anfitrião do RC44 CHAMPIONSHIP TOUR, pelo 7º ano consecutivo, o Team Nika assumiu o comando da classificação.

CNC - Clube Nautico de Cascais
2018 WORLD CHAMPIONSHIP CASCAIS - ©Aldrabiscas

Logo na primeira regata, o Team CEEREF, que teve a melhor largada, foi ultrapassado na viragem pelo Team Nika, que não mais perdeu o comando, confirmado com mais um segundo e um terceiro lugares. apesar de uma má largada na terceira regata. “Conseguimos transformar um quinto num terceiro lugar, o que foi realmente encorajador. No final, foi um bom dia”, confirmou Dean Barker, o reputado tático do Team Nika.

Com o vento a favor, a perícia dos velejadores foi posta à prova, com os barcos a atingiram velocidades elevadas, mostrando porque Cascais é reconhecida mundialmente como um centro de vela, “Foi um verdadeiro dia de Cascais. O percurso é interessante e desafiante e as condições testaram-nos a todos. Penso que atingimos uma velocidade máxima de 23,5 nós, o que foi ótimo”, declarou o skipper da equipa russa.

Tal como ontem, o Team CEEREF, liderado por Igor Lah e o tático britânico Adrian Stea e campeão do RC44CHAMPIONSHIP TOUR em 2017, conseguiu a terceira posição, depois de ganhar a segunda regata e obter um quinto lugar na última regata. Como refere Igor Lah ” A segunda regata foi ótima, mas temos de evitar este padrão. Estávamos completamente encharcados, mas foi divertido”,

Na segunda posição ficou a Bronenosec Sailing Team, de Kirill Frolov, a dois pontos dos seus compatriotas Team Nika e com mais seis pontos que a Team CEEREF,

A equipa sueca, Artemis Racing, impôs-se   na terceira regata do dia, ascendendo assim ao quarto lugar, seguida de perto pela Charisma de Nico Poons.

Para amanhã, terceiro dia do Campeonato Mundial RC44, as condições climatéricas serão semelhantes às de hoje, embora o vento possa soprar com menos intensidade.

A 2018 WORLD CHAMPIONSHIP,vai decorrer em Cascais até domingo (30 de setembro) e será o penúltimo evento do circuito de cinco etapas na Europa.

Veja aqui as  classificações de 28 de setembro.