Nova SBE inaugurada e condecorada

O Presidente da República condecorou a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) com o título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública na cerimónia oficial de inauguração realizada sábado em Carcavelos.

Nova SBE
Inauguração da Nova SBE - Bruno Taveira

Com 46 mil metros quadrados, o edifício construído de raiz, frente à praia de Carcavelos, esta faculdade oferece vários espaços de convívio, quatro restaurantes, cafés, bares e ginásio e é resultado de um investimento de 50 milhões de euros, pago até agora por donativos de empresas e particulares.

João Sàágua, reitor da SBE, em Carcavelos, referiu no discurso de abertura que esta é “uma oportunidade única para todas as famílias portuguesas, que passam a ter um ensino de excelência e a internacionalização ao pé de casa, num projeto virado para o futuro, em parceria com a sociedade e com uma fundação”.

O reitor realçou ainda o “espaço excecional e moderno”, construído com o apoio de muitas empresas e da Câmara Municipal de Cascais, a quem deixou palavras de reconhecimento e apreço na pessoa do seu Presidente, Carlos Carreiras.

“Reflexo da audácia” foi como o Presidente da Edilidade, considerou a relação entre a Universidade Nova de Lisboa e a autarquia, sublinhando que a Nova SBE será uma “academia de saber de espírito singular”.

Concluindo a sua intervenção, Carlos Carreiras pediu que a sociedade civil, continue a apoiar este projeto virado para o futuro e transformar esta universidade, construída num local privilegiado, com o mar por horizonte, num “lugar único”.

Daniel Traça, diretor da Nova SBE, enalteceu as parcerias que foram de uma ajuda imprescindível para vencer os contratempos e alguns reveses que se foram encontrando pelo caminho, assegurando que esta será sem dúvida “uma escola do futuro”.

No encerramento do evento, Marcelo Rebelo de Sousa classificou a Nova SBE como “uma grande escola, pioneira em tantos lances científicos, pedagógicos, nacionais e internacionais” salientando a qualidade dos que fizeram a historia desta instituição, salientando “Que o digam todos quantos fizeram a sua história, com natural relevo para Alfredo Sousa, e os que a viveram intensamente, como tantos antigos e atuais mestres aqui presentes em particular o primeiro Presidente da República de Portugal economista e o mais duradouro primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva”.

A Nova SBE, conta atualmente com cerca de três mil estudantes de 74 nacionalidades com destaques para alemães, italianos, ingleses, espanhóis, chineses, brasileiros, belgas, holandeses e austríacos.