REGATA DE PORTUGAL – o primeiro dia

Teve início esta quarta-feira, no Rio Tejo, em Lisboa, a Regata de Portugal, cujo principal objetivo é conquistar adeptos portugueses para os desportos náuticos, já que poucas cidades há no mundo, com um rio como o Tejo, que nos pode oferecer espetáculos como este.

REGATA DE PORTUGAL
REGATA DE PORTUGAL DIA 1 - ©Aldrabiscas

Nunca realizada no Tejo, uma prova como esta que para alem de celebrar o ‘Mar Português’ celebra também a relação dos portugueses com o mar, a ‘nossa portugalidade’. É também uma oportunidade única para assistir à etapa portuguesa da competição de vela do World Match Racing Tour.

A Regata de Portugal junta-se ao World Match Racing Tour para mais uma vez adicionar Portugal ao alinhamento dos países anfitriões do WMRT. Todos os outros eventos foram anteriormente realizados em Portimão, mas o Rio Tejo a bordejar a  linha costeira de Lisboa permite que o belo jogo de corrida, nestes catamarãs M32 de elevado desempenho, seja apreciado pelos lisboetas e pelos muitos turistas que nos visitam.

Uma regata deste tipo, mesmo no centro da capital é um espetáculo raro e as equipes, estão empenhadas em fazerem espetáculo.

Este evento que acontece apenas um mês antes do Campeonato Mundial de Match Racing, apresenta uma oportunidade final para as equipes ganharem pontos no ranking geral e garantirem a qualificação para as Finais.

No primeiro dia da Regata de Portugal quase todas equipas em competição conseguiram completar as quatro provas de apuramento, ficando para hoje apenas uma regata para um grupo de oito equipas. As condições do vento estiveram bastante favoráveis, tendo chegado até aos 15 nós.

As embarcações, planaram no Tejo para que o público pudesse assistir a um grande espetáculo desta disciplina da vela.  De destacar a equipa do hexa campeão Ian Williams, que graças à consistência de resultados finalizou o dia com o melhor desempenho. Para as duas equipas portuguesas esta foi uma grande estreia, apesar de ainda não terem conseguido lugares cimeiros, embora o Team Portugal, do medalhado olímpico Hugo Rocha, tenha obtido um 5º. lugar na terceira regata.

No final do dia de ontem, as equipas já com os barcos arrumados, todos foram unanimes em declarar que se sentiam muito satisfeitos por estarem em Lisboa e que o cenário magnifico, e as condições climatéricas eram as ideais para proporcionarem um grande espetáculo a todos os que vierem assistir.

Veja aqui as classificações de quarta-feira