Regata de Portugal de “Vento em Popa”

No segundo dia da Regata de Portugal, o vencedor da primeira fase da competição foi Ian Williams tendo Bernardo Freitas, no terceiro dia da competição, conseguido o seu primeiro pódio.

Regata de Portugal
Regata de Portugal de “Vento em Popa” - ®DR

Sobre a passagem por Lisboa e a participação na Regata de Portugal, Ian Williams, skipper britânico, vencedor por seis vezes do mundial de Match Racing em vela, em declaraçõoes ao aNOTÍCIA.pt, mostrou-se satisfeito por participar nesta prova. “O que é fantástico aqui é o facto de estarmos tão perto de uma grande cidade. Isso é ótimo para que as pessoas possam vir a assistir. Temos tido boas condições apesar do vento ter demorado a aparecer, mas depois a brisa surgiu com mais força e garantiu condições ótimas para as corridas”.

Já para as duas equipas portuguesas, o dia não foi feliz, tendo ambas ficado fora de prova ao falharem o acesso aos quartos de final,

No terceiro dia da Regata de Portugal, em visita ao Navio Escola Sagres, o Presidente da Republica, deu o tiro de partida para uma regata à margem do campeonato que marcou o regresso dos velejadores portugueses à competição.

Marcelo Rebelo de Sousa que sublinhou a importância para a cidade de Lisboa em promover provas como esta, deixou no ar a promessa de tentar um dia fazer, também ele, parte de uma regata. “Quem sabe em 2021, ou em 2026, quando estiver longe de Belém”, vaticinou.

A primeira Regata de Portugal, disputada em frota (com todos os barcos a partirem ao mesmo tempo), foi vencida pelo barco Gel Peixe comandado pela GAC PINDAR (equipa de Ian Williams). De seguida foram disputadas mais duas regatas de frota, sendo que após três regatas o barco Lusitânia Seguros, comandado pela SPINDRIFT RACING (equipa de Yann Guichard) liderou a tabela de classificação seguido pelo Gel Peixe.

Em destaque a prestação da equipa liderada por Bernardo Freitas, conseguiu o seu primeiro pódio nas competições de Lisboa ao obter um terceiro lugar, já depois das duas formações portugueses terem sido eliminadas da competição oficial.

Pelas 16h00 deu-se início às regatas dos quartos-de-final da prova de Match Racing (barco contra barco). As primeiras equipas a enfrentarem-se foram MIRSKY RACING TEAM, liderada por Tovar Mirsky, e a ESSIQ RACING liderada por Nicklas Dackhmmar com duas vitorias para a equipa de MIRSKY RACING e uma vitoria para ESSIQ RACING.  Seguiu-se o confronto entre a equipa DOWN UNDER RACING, liderada por Harry Price, e a equipa GOTHENBURG RACING TEAM, liderada por Mans Holmberg com duas vitórias para equipa de DOWN UNDER RACING. Com o pôr-do-sol e já sem possibilidade de se realizarem mais regatas a decisão dos quartos-de-final ficou adiada para a manhã de hoje

Também, este sábado irão acontecer as rondas finais dos quartos-de-final, numa prova que decorre junto ao terminal de cruzeiros, aos pés de Lisboa, sempre com entradas livres.