
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Muito público no primeiro dia do Estoril Classic
Depois do sucesso do ano passado, o início do evento era aguardado com grande antecipação, dado que para além dos carros da categoria máxima, que cativa sempre os adeptos de automobilismo, também as duas rodas integram o programa, trazendo até nós seis Campeões Mundiais.
O público respondeu massivamente, enchendo a bancada A e inundando o paddock, tendo sido notório a emoção dos espectadores perante as máquinas impressionantes e os campeões que se apresentaram no histórico circuito português.
Para além dos treinos-livres e qualificações que foram decorrendo ao longo da manhã, o primeiro momento alto da jornada foi o slalom que marcou o final do Rallye de Portugal Histórico.
Máquinas que fazem sonhar os adeptos enfrentaram o desafio da recta da meta do Autódromo do Estoril, tal e qual como era terminado o “melhor rali do mundo” ao longo de muitos anos.
Para além de consagrar a dupla João Vieira Borges/João Serôdio, em Porsche 911 Carrera de 1985, o vencedor da prova, a imensa mole humana albergada pela mais antiga pista permanente portuguesa vibrou com o Audi Quattro S1 pilotado por Stig Blomqvist, Campeão Mundial em 1984, e com o Lancia Delta Integrale 16v pilotado por Miki Biasion, Bicampeão Mundial de Ralis em 1989/1990.
A primeira corrida da F1 Classic foi o grande momento que se seguiu, com diversos carros que marcaram a história da categoria máxima do desporto automóvel a alinharem na grelha de partida perante uma bancada cheia.
Martin Stretton, em Tyrrel 012, arrancou da pole-position e manteve a liderança até ao final da prova, vencendo perante a Jamie Constable, em Tyrrel 011, que realizou uma recuperação notável desde a última posição. Mark Hazzel, aos comandos de um Brabham BT37 de 1972, assinou uma performance impressionante ao garantir o degrau mais baixo do pódio.
O eclético programa do Estoril Classic continuou com a primeira corrida da Moto GP Bike Legends.
O CSS Group 1 levou ao público a emoção das corridas de carros de turismo com duas qualificações que visam definir as grelhas de partida para as corridas de amanhã. Para a primeira será o Ford Escort de Fernando Soares/Filipe Martins a arrancar da pole-position, ao passo que na segunda foi um carro semelhante a garantir a melhor posição, mas desta feita o de Fernando Gaspar/Fernando Meyer Gaspar. Amanhã anteveem-se provas animadíssimas.
A jornada terminou com a corrida do Iberian Historic Endurance, uma prova que albergou máquinas tão impressionantes e históricas como o Porsche 911 3.0 RS, Ginetta G10, Shelby Mustang, Merlyn Mk4 ou Lotus Elan 26R.
O público aguardou pela prova da competição de clássicos mais importante do Sul da Europa, que terminou já com o sol posto, tendo assistido ao triunfo ao Porsche de Pedro Bastos Rezende, que foi acompanhado na subida ao pódio por James Hillard/James Guess, Ginetta, e Carlos Barbot, Merlyn.
Hoje espera-se mais um dia de emoções com corridas de todas as categorias presentes no Estoril Classic – um evento promovido pela Câmara Municipal de Cascais, a Associação de Turismo de Cascais, MCE e Race Ready – que animarão o muito público que adornará o Autódromo do Estoril.