Lucília Gago tomou posse como Procuradora-Geral da República

Lucília Gago no seu discurso de tomada de posse reconheceu, que daqui em diante, passará a ser “objeto de permanente escrutínio público, como público deve ser o escrutínio do funcionamento da justiça no seu todo”.

Lucília Gago
Tomada de posse da Procuradora-Geral da República - Flávio Alberto

Decorreu hoje no Palácio de Belém, com a presença do Presidente da República e do Primeiro-Ministro a cerimónia de tomada de posse da nova procuradora-geral da República, Lucília Gago, que sucede a Joana Marques Vidal,

Nascida em Lisboa, em 1956, com 37 de carreira no mundo da justiça portuguesa Lucilia Gago é formada em Direito pela Universidade de Lisboa (1978) tendo ingressado no Centro de Estudos Judiciários dois anos depois, seguindo a magistratura do Ministério Público. Em 1994 foi promovida a procuradora da República, exercendo funções nas Varas Criminais de Lisboa, no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa e no Tribunal de Família e Menores de Lisboa.

No DIAP, desempenhou funções numa secção especializada em crimes cometidos no exercício de funções públicas ou políticas, corrupção, branqueamento de capitais e criminalidade económico-financeira.

Até agora, Lucília Gago era responsável pelo gabinete de coordenação dos magistrados do Ministério Público para a área da Família, da Criança e do Jovem, depois de ter sido diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

De acordo com António Costa, Lucília Gago “é uma pessoa com capacidade para manter a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém”,

Segundo o Presidente da República, a nova procuradora-geral demonstrou “relevantes qualidades pessoais e profissionais no decurso de uma longa e diversificada carreira no Ministério Público, também ela atenta à investigação criminal”, defendendo que Lucília Gago tem condições para “projetar e enriquecer o marcante legado” da sua antecessora, Joana Marques Vidal.