Limeni Getachew estabelece novo recorde na Maratona de Lisboa

A Edição de 2018 da Maratona de Lisboa foi ganha pelo etíope Limeni Getachew , que estabeleceu um novo recorde com o tempo de duas horas, sete minutos e 34 segundos e pela sua compatriota Kuftu Dediso com duas horas, vinte e quatro minutos e 56 segundos.

Limeni Getachew
Maratona de Lisboa - ©Aldrabiscas

Getachew, a dois quilómetros da chegada, acelerou a corrida, para cortar a meta à frente do queniano Samuel Wanjiku, antigo recordista da prova que foi segundo, com 2:07.51, e do queniano Justus Kimutai, em terceiro, que conseguiu um novo recorde pessoal de 2:07.58.

O melhor português, foi Hermano Ferreira, atleta do Benfica, que, fez os últimos quilometres da prova com grandes dificuldades físicas, mas que ainda assim, conseguiu terminar na 10ª posição, com um tempo de 2:20.11.

Na prova feminina, Dediso, correu a maratona sempre na frente, estabelecendo um novo recorde pessoal de 2:24.56, superando claramente a queniana Monica Jepkoech, em segundo, com 2:27.35, e também a etíope Guteni Shone, em terceiro lugar com 2:31.41.

Rosa Madureira, do Penafiel, foi melhor portuguesa, terminando em sexto lugar, com 2:47.17.

O marroquino Mustapha El Aziz e a etíopeYebrgual Arage, foram os vencedores da Meia Maratona de Lisboa com os tempos respetivamente de 1:00.16 e 1:07.18, ambos  com registos recordes.

André Pereira e Dulce Félix foram os melhores portugueses desta prova.

Considerada uma das mais belas maratonas do mundo a Maratona de Lisboa é a prova que nenhum atleta quer perder.  Com 42 km de distância e limite de tempo de seis horas, esta é uma prova oficial do calendário da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e contou com a presença de alguns dos melhores maratonistas internacionais.

A previsão climatérica de chuva e ventos fortes devido à passagem do furacão Leslie pelo nosso país, obrigaram à alteração do local de partida da meia e da mini maratona, da Ponte Vasco da Gama, para o IC 2.

Não obstante as alterações, ambas as provas decorreram com um bom nível, já que  as condições atmosféricas ajudaram,

As classificações podem ser consultadas aqui