Feira do Monte e Casa de Santiago nomeadas para Prémios Alentejo

A Feira do Monte de Santiago do Cacém foi nomeada pela Revista Mais Alentejo para os Prémios Alentejo 2018, na categoria Mais Tradição, juntamente com a unidade de turismo de habitação Casa de Santiago, na categoria Mais Dormidas Hotel. A cerimónia da XVII Gala Prémios Alentejo vai decorrer no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, no dia 9 de novembro.

Santiago do Cacém
Feira do Monte e Casa de Santiago nomeadas para Prémios Alentejo - ®DR

 

Um dos mais antigos certames do Alentejo Litoral, a Feira do Monte é uma montra de tradições que remonta ao século XVI onde se realizava em torno da antiga igreja de Nossa Senhora do Monte no dia das festividades em honra da padroeira. Nos dias de hoje a Feira do Monte, que decorre no primeiro fim de semana do mês de setembro, ganha cada vez mais destaque sendo uma montra para os artesãos e produtores do Concelho de Santiago do Cacém, mas também da região alentejana.

A edição de 2018 da Feira do Monte apresentou várias novidades, com destaque para o espaço oficina “Artesanato Passo-a-Passo”, onde os visitantes puderam assistir ao vivo ao trabalho dos artesãos e aprender a sua arte. Para além da feira franca, o Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém acolheu, durante a realização deste certame, as mais variadas atrações como são exemplo os jogos tradicionais, as garraiadas, onde os mais afoitos podem mostrar o que valem, ou a recriação do Mastro com direito a bailarico, num claro intuito de preservar as tradições.

A Feira do Monte tem ainda as habituais diversões cheias de luz, som e movimento, bem como os sempre esgotados espetáculos com grandes nomes da música nacional. Tudo isto acompanhado pelos mais tradicionais petiscos com sessões de showcooking dedicadas aos pratos de enguia, de tomate e de caça, passando pela doçaria e, ainda, as degustações de Medronho e de Melosa. 

A Casa de Santiago é dos edifícios mais marcantes de Santiago do Cacém, a sua localização e história tornam-na num conjunto único em todo o Alentejo Litoral.

Terá sido, originalmente, local de habitação dos freires da Ordem de Santiago, que tomavam conta da Igreja Matriz de Santiago Maior, que lhe fica adjacente. No séc. XVI pertencia à família Feio, fazendo parte dos bens instituídos em morgadio pelo Padre Sebastião Feio, no ano de 1570. A casa ficou muito arruinada pelo terramoto de 1755, foram as suas ruínas aforadas em 1797 ao padre Bonifácio Gomes de Carvalho, prior de Santiago do Cacém, que estava a reconstruir a Igreja Matriz, também derrubada pelo mesmo sismo, iniciando de imediato a sua reconstrução.

Chegando aos nossos dias a Casa de Santiago foi totalmente remodelada num projeto que nasceu da vontade dos irmãos José Duarte e Francisco Lobo de Vasconcellos que decidiram avançar com a iniciativa de criarem uma oferta turística na antiga casa de família.

Manter vivas as tradições com o reviver de gestos ancestrais que cativam as novas gerações são os motivos para votar e visitar a Feira do Monte onde ficará a conhecer a riqueza do património bem como a cultura do Concelho de Santiago do Cacém, podendo aproveitar para usufruir da unidade de turismo de habitação Casa de Santiago, e descobrir uma Terra Única.

Os Prémios Alentejo visam distinguir um conjunto de personalidades, instituições e projetos, nomeadamente, nos setores das artes, cultura, comunicação, música, desporto, lazer, turismo, tradição, iniciativa, inovação, empresas e sociedade em geral. O evento é organizado anualmente, desde 2002, pela Revista Mais Alentejo.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém congratula-se com esta dupla nomeação.

As votações estão disponíveis em http://premiosmaisalentejo.com/  e podem ser efetuadas até às 24 horas do dia 5 de novembro. É obrigatório votar em todas as categorias e cada pessoa pode votar as vezes que quiser.

 

Fonte: CMSC