BAJA PORTALEGRE 500 SERÁ O PALCO DE TODAS AS DECISÕES

Quem serão os “Campeões” do Desafio Total/Mazda 2018? Uma nova dupla? Ou será que os actuais detentores dos títulos poderão festejá-los uma segunda vez? São perguntas que terão resposta no final do percurso de quase 700 km desta Baja Portalegre 500, prova que detém um estatuto de ícone no TT nacional e que será a derradeira jornada da iniciativa organizada pela Mazda Motor de Portugal, com o patrocínio da Total e com a EuropAssistance e a Avivar como parceiras.

Mazda Motor de Portugal
BAJA PORTALEGRE 500 SERÁ O PALCO DE TODAS AS DECISÕES - ®DR

 

Como candidatos aos títulos de Pilotos e Navegadores perfilam-se, por esta ordem, nada menos do que 3 duplas: Bruno Rodrigues/Ricardo Claro(Mazda Proto nº 704) são quem, neste momento, levam vantagem, eles que tiveram um importante boostpontual há cerca de um mês com a vitória em Idanha, prova onde somaram os correspondentes 25 pontos e onde todos os seus adversários saíram em branco. Somam 76 pontos, mas têm apenas 3 de vantagem sobre Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto nº 620), os “Campeões” de 2017 e que aqui irão apostar na revalidação do título. Embora já a alguma distância pontual, com 55 pontos surgem os terceiros candidatos a esse apetecível ceptro, Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto nº 702), dupla que tem apostado na regularidade para atingir os seus objectivos, sendo que aqui terá de lutar pela vitória para atingir os títulos.

Sabendo que uma vitória vale 25 pontos, um 2º lugar soma 18 pontos e um 3º amealha 15 pontos, há que saber fazer bem a gestão dos andamentos, bem como a contabilidade para alcançar esse ambicionado objectivo final, contando-se ainda com os pontos extra atribuídos aos mais rápidos no Prólogo (1 ponto) e nos 3 Sectores Selectivos (1 ponto por SS) desta muito exigente jornada internacional.

Apesar de afastados dessa realidade, Francisco Gil/Filipe Rasteiro(Mazda Proto nº 631) vão lutar por uma vitória no Desafio. Actualmente ocupam a 4ª posição no ranking (26 pontos), estando algo praticamente arredados de um potencial lugar no pódio, algo que só em condições muito extremas conseguiriam alcançar, no limite o 3º lugar e ficando ex-aquocom Jorge Cardoso.

Acrescente-se que os nomes de Francisco Gil e de Pedro Dias da Silva surgem nesta prova na “Lista de Inscritos – Evento FIA”, algo que acontece igualmente com uma terceira dupla, Nuno Ferreira/António Saraiva(Mazda Proto nº 658), por consequência aqui com estatuto de rookies. Já as restantes equipas do Desafio Total/Mazda constam da “Lista de Inscritos – Evento Nacional”desta Baja Portalegre 500, grupo onde, para além de Bruno Rodrigues e Jorge Cardoso, pertencem as duplas Filipe Videira/André Coimbra, Mário Pedro/ João Santos e Floriano Roxo/Pedro Carrapiço, que irão ter os nºs 711, 722 e 723 nas portas dos seus Mazda Proto.

 

 A Baja Portalegre 500 em resumo

Disputada de 25 a 27 de Outubro(entre esta 5ª Feira e Sábado), a Baja Portalegre 500 é organizada pelo ACP Motorsport. Sendo a mais icónica das provas de todo-o-terreno nacionais, merecendo um forte aplauso internacional, é uma jornada habitualmente dura e diversificada, disputada nos estradões e caminhos da região, que nesta época se abrem ao mundo dos 4×4, e um dos palcos habituais do Desafio Total Mazda.

Este ano com o estatuto de sexta e última prova desta iniciativa e do próprio Nacional de TT, contando com 685,6 km de extensão total, divididos por 2 Etapas, com 1 Prólogo e3 Sectores Selectivos (SS), somando 456,56 kmcronometrados (mais de 66% do percurso total).

Na noite de 5ª Feira terá lugar a Cerimónia de Partida, a realizar no Jardim do Tarro a partir das 21h30, sendo que as hostilidadesarrancam na manhã do dia seguinte com a disputa dos 3,6 km do Prólogo(10h30), a que se segue o SS 1(15h20), com 98 km de extensão, o mais curto da prova portalegrense.No Sábado a saída do Parque Fechado faz-se a partir das 6h20, rumo aos 160 km do SS2(07h45), que já irá definir o escalonamento das forças. Após uma obrigatória visita às Assistências, para preparar o derradeiro confronto no SS 3, segue-se oReagrupamento(13h10), para que depois os primeiros 4×4 na estradaentrem, às 13h45, para os 195 km do SS 3, longo e duro troço cronometrado, cuja hora estimada de conclusão está agendada para as 16h25.

Nessa altura ficará definido o rankingfinal deste Desafio Total Mazda2018, nomeadamente os nomes dos “Campeões”, numa festa a realizar, a partir das 17h30, no Pódiomontado nas instalações da NERPOR, centro operacional da prova. Uma vez publicada a Classificação Oficial, terá lugar a entrega de prémios, no mesmo local, pelas 21h00.

 

Nota: horas indicativas para os primeiros carros na estrada

 

Desafio Total Mazda 2018

(após a 5ª de 6 provas)

Cl. Pilotos                   Navegadores         Pontos

1º Bruno Rodrigues        Ricardo Claro           76 pontos

2º Pedro Dias da Silva     José Janela             72 pontos

3º Jorge Cardoso           Joaquim Norte         55 pontos

4º Francisco Gil             Filipe Rasteiro          26 pontos

Bruno Oliveira            Paulo Marques         26 pontos

6º Filipe Videira             Pedro Santos           15 pontos

7º Floriano Roxo            Pedro Carrapiço       10 pontos

 

 

10 Anos de Desafio Total/Mazda

Palmarés

Ano     Piloto                    Navegador

2017    Pedro Dias da Silva   José Janela

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato               João Ratinho

2014    Carlos Pinto            Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato               José Motaco

2011    João Rato               José Motaco

2010    João Pais                João Rato

2009    João Pais                –

2008    Bruno Oliveira          –