Porto Santo recebe visita do Presidente da República, a 1 de novembro, com vasto programa de ações

A Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, apresentou, esta tarde, na ilha do Porto Santo, o Programa de Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas que, neste ano, se associam ao próximo dia 1 de novembro, aquando da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, àquela ilha.

Porto Santo
Porto Santo recebe visita do Presidente da República

 

Programa que se prolonga ao longo de três dias, com vários pontos na agenda que se esperam, sobretudo, “mobilizadores de toda a população do Porto Santo”, conforme fez questão de sublinhar, na ocasião, Paula Cabaço, enaltecendo a “extraordinária adesão que, ao longo deste ano, cada uma das ações desenvolvidas, no âmbito desta efeméride, conseguiu suscitar junto da comunidade local mas, também, dos turistas”.

Assim, no dia 1 de novembro, o Programa inicia-se com uma Missa na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que será presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho.
Eucaristia que antecede aquele que será, conforme refere Paula Cabaço, “um dos momentos mais importantes e emblemáticos do dia” – previsto para as 11.30 horas – com a Inauguração da Estátua do Infante D. Henrique, de Francisco Franco, na Alameda Infante D. Henrique.

A este ato, seguem-se as intervenções oficiais, na Alameda Infante D. Henrique, após o que decorrerá um almoço-convívio com a população.

Na parte da tarde, pelas 15.00 horas, terá lugar a Inauguração da exposição fotográfica: “O Porto Santo do Sec. XX, no olhar do Padre Eduardo Pereira”, na Sala de Exposições dos Antigos Paços do Concelho, mostra que tem por objetivo dar a conhecer fotografias da Ilha, captadas pelo Padre Eduardo Pereira – autor da clássica obra “Ilhas de Zargo” – relativas ao último quartel do século XX, ao que se segue uma Visita à Casa Colombo – Museu do Porto Santo, onde o Presidente da República assinará o Livro de Honra.

Haverá ainda espaço para o Encontro com os agricultores no Campo Experimental do Farrobo e para a Visita ao Lar e Centro de Dia de Nossa Senhora da Piedade.
O dia acaba com um concerto, pelas 18.00 horas, a cargo da Banda Municipal do Funchal “Os Artistas”, que terá lugar no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, ao que se seguirá, por volta das 19.15 horas, um Espetáculo de fogo de artifício.

E porque, a par da necessária projeção turístico-cultural que tem vindo a ser assegurada, importa que esta celebração seja assumida, também, como uma oportunidade para estimular o trabalho de pesquisa e de investigação histórica e a partilha desse conhecimento, preparou-se, para o dia 2 de novembro, o arranque de um Ciclo de Conferências subordinadas à temática da globalização, realçando-se, neste enquadramento, “o papel que a Região desempenhou na expansão marítima portuguesa, nos séculos XV e XVI”.

Com a temática “Da Madeira ao Mundo: 600 Anos de Globalização”, esta Conferência, organizada em parceria com a Universidade da Madeira, traz ao Porto Santo um conjunto de reconhecidos especialistas que irão analisar e divulgar as perspetivas que, nos mais variados domínios, se abriram depois da chegada dos portugueses a este território, contando, para o efeito, com um painel de ilustres oradores, nomeadamente D. Duarte Pio (Duque de Bragança), Carlos Fiolhais, Manuel Ferro, Bruno Almeida, Manuel Lobo Cabrera, José Laurindo Sobrinho, Rui Carita, Maria Teresa Nascimento e Helena Rebelo.