Federação Portuguesa de Judo homenageia Palmela pelo seu programa de Desenvolvimento do Judo

O Município de Palmela foi homenageado na Gala comemorativa do 59.º aniversário da Federação Portuguesa de Judo, que decorreu no dia 27 de outubro, em Coimbra, com o reconhecimento do Programa Municipal de Desenvolvimento do Judo.

Federação Portuguesa de Judo
Federação Portuguesa de Judo homenageia Palmela pelo seu programa de Desenvolvimento do Judo - ®DR

 

Este Programa, o primeiro e único a nível nacional, mantem-se ativo há 23 anos e encontra-se consolidado, não só a nível local, como nacional. Aprovado, em reunião de câmara, em 1995, o Programa, inicialmente com a perspetiva de uma duração de 3 anos, tinha como objetivos a oferta de uma nova modalidade, o aumento do número de praticantes, contribuindo para uma ocupação formativa dos praticantes e para o desenvolvimento desportivo no concelho. Atualmente, envolve sete entidades com respetivos centros de treino: Anjinhos Divertidos, em Quinta do Anjo; Judo Clube de Pinhal Novo; Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano; St. Peter´s School (Palmela); Escola Básica Salgueiro Maia, em Pinhal Novo; Escola Básica Alberto Valente, em Pinhal Novo; Escola Básica Zeca Afonso, em Pinhal Novo, abrangendo crianças e adultos.

O Programa desenvolve-se , a nível federado, nas seguintes instituições: Judo Clube de Pinhal Novo, Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano e St. Peter’s School, que participam nas competições que fazem parte do calendário da Federação Portuguesa de Judo.

O Programa integra a organização, ao longo de mais de duas décadas, de um conjunto de eventos – torneios e competições de âmbito concelhio, distrital, regional e nacional – em colaboração com os clubes do concelho, com a Associação Distrital de Judo de Setúbal e com a Federação Portuguesa de Judo.

Fruto do trabalho desenvolvido pelos clubes do concelho, o nível dos judocas tem evoluído para patamares de excelência, com atletas a sagrarem-se campeões nacionais e a representarem assiduamente as seleções nacionais e com o treinador do Judo Clube do Pinhal Novo a ser nomeado selecionador nacional de cadetes e juniores. Além da prática dos atletas, o Judo Clube de Pinhal Novo tem apostado também na formação, com atletas a assumirem papéis de árbitros, dirigentes e operadores de mesa, tendo o clube capacidade para, autonomamente, poder organizar competições.

Refira-se que este reconhecimento da Federação abrangeu mais sete autarquias – Vila Nova de Poiares, Lousã, Almada, Sintra, Odivelas, Coimbra e Lagoa e a Junta de Freguesia de Quarteira; órgãos de comunicação social e individualidades.