5 Destinos europeus que tem que visitar antes do frio de Inverno

A Skycop, empresa internacional que luta pelos direitos dos passageiros face às companhias aéreas, selecionou 5 destinos de outono para visitar antes do frio do inverno.

Islândia
Islândia - ®DR

 

O outono é uma das épocas mais bonitas do ano, com cores brilhantes, sol e vento quentes do outono, sofá, mantas e uma chávena de café – não soa bem? No entanto para muitas pessoas o outono é muito mais do que isto – é a altura nobre das viagens. Itália, Reino Unido, Holanda são já destinos conhecidos de outono, mas decidimos falar sobre lugares menos conhecidos, igualmente incríveis, que merecem a sua visita este outono.

 

Islândia

A Islândia não é um destino turístico novo – já é famoso há anos, mas por alguma razão misteriosa, o outono na Islândia não é tão popular quando comparado com a primavera ou com o verão. Talvez o clima frio ou os dias curtos sejam os culpados, mas, na realidade, há muitas vantagens em visitar o país durante o outono.

O outono é ótimo para quem viaja com o “orçamento contado”, pois é muitas vezes visto como fora de época e muitos sítios de alojamento local e atração turística têm preços significativamente mais baixos. Além disso, fora de época, as atrações turísticas tornam-se mais acessíveis já que menos pessoas visitam o país, o que significa mais tempo e mais espaço para respirar, mesmo nas atrações mais populares.

Conhecida pela sua natureza única, a Islândia, ano após ano, surpreende com o florescer de tons totalmente novos. Reykjanes Lava Fields é um dos locais merecedores de uma visita.

As fontes termais são outra das atrações desta ilha. Há muitos locais naturais de interesse que não se pagam para se visitar e onde todos podem tomar banho. Alguns dos lugares mais famosos são Landmannalaugar, rodeado por montanhas coloridas, a piscina termal Hveravellir, conhecidos pelas suas águas azul-celeste, e Reykjadalur, mais conhecido como o Vale do rio quente.

Se gosta de animais, também vai gostar da Islândia pelas atividades incomuns que estão ao alcance de todos os que visitam o país. Durante o outono, os agricultores recolhem os rebanhos e os cavalos, que andam à solta pelos campos durante o verão, e convidam os turistas para ajudar nas várias tarefas que envolvem estes animais. Esta é, sem dúvida, uma experiência diferente. Se gosta de cavalos, há muita oferta de passeios em cavalos islandeses – uma raça que foi criada por Vikings. Nesta altura do ano também existe a oportunidade de participar em atividades de observação de baleias, que são organizadas a partir de Reiquiavique.

Pode parecer engraçado, mas outra das vantagens de visitar a Islândia no outono é uma boa noite de sono. Com os dias mais curtos, menos pessoas, e ar fresco e saudável, os turistas tendem a descansar bastante. Apenas certifique-se de informar os funcionários do hotel onde está hospedado, para o acordar se as luzes do norte aparecerem. De setembro a meados de abril é a altura ideal para ver as auroras boreais.

Islândia - ®DR
Islândia – ®DR

Os Foodies também podem desfrutar da Islândia e de uma série de escolhas saudáveis ​​– desde o peixe, ao cordeiro e às algas marinhas. E para os mais corajosos, existe ainda o prato nacional da Islândia, o hákarl – carne de tubarão fermentada. Sim, é tão estranho como parece, mas por ser um prato tradicional islandês, pode ser encontrado em muitos restaurantes por todo o país. É importante que esteja pronto para acompanhar este típico prato com um shot de álcool, este está lá para ajudar com o sabor e cheiro intenso.

Se é um turista mais urbano, não vão deixar de existir razões para visitar a Islândia. Reiquiavique é o lugar com a melhor vida noturna do país, com restaurantes, bares e espaços de diversão noturna para todos os gostos. Mas se gosta de tranquilidade, pode sempre visitar as pequenas e bonitas cidades deste país, como Akureyri, Seyðisfjörður, Vestmannaeyjar e Húsavík, para um descanso em pleno.

 

Geórgia

A Geórgia é um país lindíssimo que fica na interseção da Europa e da Ásia, ao lado da Cordilheira do Cáucaso e do Mar Negro. Ultimamente a Geórgia tem-se tornado cada vez mais popular entre os turistas, e o outono é uma época excelente para visitar este país.

A natureza é provavelmente uma das atrações mais proeminentes durante o outono em muitos países, mas este em especial. Com árvores em tons cintilantes de vermelho e amarelo, sol, uma brisa à beira-mar, nesta altura do ano este país torna-se num espetáculo de cores.

Geórgia
Geórgia – ®DR

A Geórgia é um país com muita história, com muitas cidades medievais, cheias de casas de pedra antigas, castelos e igrejas que permitem voltar atrás no tempo, nem que seja por um breve momento. Cidades como Mtskheta, que foi construída há cerca de 3000 anos, ou Stepantsminda, localizada a 1740 metros acima do nível do mar, são lugares únicos que merecem, pelo menos, uma visita.

A capital da Geórgia, Tbilisi, é também uma cidade de uma beleza medieval característica, comparada com as grandes cidades europeias. Os visitantes podem visitar o Museu da Geórgia, a Fortaleza Narikala, a Igreja Metekhi, conhecida como a igreja dos reis, a Torre do Relógio, a Galeria Nacional entre muitas outras atrações com muita história.

Geórgia
Geórgia – ®DR

O outono é a época da colheita da uva em muitas cidades georgianas, que têm vinícolas, oferecem possibilidades para os turistas participarem na vindima, e existe ainda muitas possibilidades de enoturismo. Certifique-se que visita as cidades de Telavi, Kvareli, Gurjaani e Signagi na região de Cachétia se for um amante de vinhos.

 

Andorra

Andorra é o sexto país mais pequeno da Europa, mas o seu tamanho não deve ser impedimento para visitar o país. A região tem muitas surpresas que preencheriam os dias de qualquer visitante.

O país é pequeno e por isso todas as cidades são próximas – em apenas 40km consegue atravessar o país de um lado ao outro. Mas mesmo com este tamanho, este país tem algumas maravilhas naturais. O maior Parque Natural de Andorra, Madriu-Perafita-Claror cobre 10% de todo o país e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2004. O vale do rio oferece muitos trilhos para os turistas seguirem, e uma beleza incansável.

Andorra
Andorra – ®DR

Andorra a Velha, a capital do país, é a atração turística mais movimentada. Os turistas devem visitar a Casa de la Vall, o World Champions Museum 99 e a Igreja de Saint Stephen.

Depois de visitar monumentos, pode fazer uma curta caminhada de 20 minutos, e aproveitar todos os cenários da capital, a sua beleza, e poderá ainda encontrar outra atração turística famosa que Andorra tem para oferecer – Caldea Spa. O maior spa de montanha da Europa está instalado num edifício futurista e funciona a energia geotérmica. A água utilizada tem propriedades naturais promotoras de saúde e desperta o interesse de muitos turistas de saúde e bem-estar.

Andorra
Andorra – ®DR

Para além de todas estas atrações turísticas, Andorra também é bastante conhecida por quem gosta de fazer compras. O país tem uma grande variedade de opções de compras duty-free, o que significa que produtos tecnológicos, tabaco, álcool, produtos de luxo entre muitos outros, são muito mais baratos do que nos países vizinhos e no resto da Europa. Portanto, se pensa em adquirir alguns itens luxuosos, vá até Andorra para umas compras numa altura que poucos turistas visitam o país.

 

Croácia

Enquanto a Croácia é bastante conhecida pela sua incrível beleza natural ao longo das estações (basta olhar para Plitvice Lakes!), o Outono neste país é voltado para a cultura.

Croácia
Croácia – ®DR

A Croácia oferece muitos festivais e celebrações únicas e interessantes, para pessoas com todo o tipo de gostos e interesses. Os Foodies irão certamente desfrutar do Good Food Festival de Dubrovnik, e do Truffle Days e Restaurant Week em Zagreb. Os fãs de história encontrarão interesse no festival histórico Giostra nas atividades de Porec e Mirogoj (Dia de Todos os Santos). E para aqueles que adoram cinema, o Zagreb Film Festival será uma ótima opção.

O festival de cinema não é a única atração para os viciados na sétima arte. Dubrovnik é uma ótima cidade para todos aqueles que estão apaixonados pela série Game of Thrones, pois esta é a cidade onde são filmadas todas as cenas em Kings Landing, um dos principais cenários da série. O outono é ótimo para passear nas ruas paralelepipedas de Dubrovnik, pois há muito menos turistas e o tempo ainda está ameno e agradável.

Croácia
Croácia – ®DR

 

Montenegro

Se ainda não está pronto para deixar o verão, Montenegro é o seu destino. Este país litoral irá mimá-lo com uma brisa quente, sol e temperaturas que poderiam envergonhar os verões de outros países. As temperaturas podem chegar a 27 °C durante o dia e, mesmo que a noite fique um pouco fria, ainda sabe a verão, apenas com menos turistas e preços mais razoáveis.

O outono é a estação das romãs, dos morangos, dos figos, das tangerinas, dos diospiros, das uvas… deixa qualquer um com a boca a salivar. Para além das frutas de outono que tanto gostamos, em Montenegro podemos também encontrar o marmelo. Para todos aqueles que o apreciam em compotas, marmeladas ou, até, como tempero para carnes, experimentar este tradicional fruto montenegrino pode ser uma experiência completamente diferente

Montenegro
Montenegro – ®DR

A natureza em geral é inacreditável. Mar azul, florestas exuberantes, encostas verdes, lagos cristalinos e montanhas gigantes – tudo num só país. Difícil imaginar tal beleza tão condensada, em constante mudança com o passar das estações.

Montenegro
Montenegro – ®DR

O outono em Montenegro é bastante ativo, com eventos culturais, com dias de sirun, a maratona de Podgorica, festival de televisão internacional, reuniões sob a velha oliveira e muitos outros que acontecem durante toda a estação.

Kotor é o lugar perfeito para as escapadelas da cidade. A região é um Patrimônio Mundial da UNESCO e está repleta de arquitetura medieval e locais históricos. A Torre do Relógio da cidade e a fortaleza de São Ivan merecem uma visita. Para todos aqueles que, também procuram diversão noturna, vão disfrutar certamente de todos os espaços de convívio da cidade

 

Islândia – 17/18 voos em média por mês. Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada

Croácia – 24 voos em média por mês. Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada

Geórgia – 15 voos em média por mês. Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira.

Montenegro – 2 voos em média por mês. Aeroportos de Lisboa e Porto.

Andorra – A pesar de não ter aeroporto, pode sempre voar para Barcelona ou Toulouse, ambos ficam a uma distância de 3h de carro.