Opel tem novos sistemas de informação e entretenimento

A Opel prepara-se para fazer novo avanço em informação e entretenimento com a introdução no topo de gama Insignia dos novos sistemas Multimedia e Multimedia Navi Pro.

Opel Insignia
Novos sistemas Multimedia e Multimedia Navi Pro - ®DR

Toda a gama Insignia – Grand Sport, Sports Tourer, Country Tourer e GSi – passará a contar com uma nova geração de dispositivos que asseguram conectividade e entretenimento de elevado nível. Entre as novidades estão funções avançadas que dão informações em tempo real sobre tráfego, postos de abastecimento e preços, bem como estacionamento e portagens.

Os novos sistemas Multimedia e Multimedia Navi Pro do Insignia estão na linha da frente no que diz respeito a funcionalidade e utilização intuitiva, com ecrãs táteis que podem chegar às oito polegadas de diagonal. Destes sistemas fazem ainda parte ecrãs de alta definição integrados nos painéis de instrumentos, aos quais pode ser acrescentado um ‘head-up display’.

O topo de gama Multimedia Navi Pro inaugura uma nova geração de sistemas de navegação para a Opel. Entre várias funcionalidades contam-se serviços de navegação conectada para obter a melhor seleção de pontos de interesse e procura de destinos, bem como ‘Live Traffic’, preços de combustíveis em tempo real, informação sobre estacionamento no local de destino e atualizações de mapas ‘online’.

O ‘Live Traffic’ recorre a um ‘smartphone’ conectado ao sistema para obter informações a partir de três fontes distintas. Sem esta ligação, o dipositivo do automóvel acede a informação de protocolo TPEG através da emissão digital de rádio DAB/DAB+. São também recebidas transmissões TMC (Traffic Message Channel). As atualizações sobre a situação do tráfego ocorrem praticamente em tempo real e são integradas no processamento do itinerário de navegação. Isso proporciona alertas mais rápidos e precisos, em tempo útil. O sistema indica quais são as secções do percurso afetadas por congestionamentos e as prováveis causas. O sistema de navegação utiliza informação de trajetos efetuados anteriormente para calcular horas de chegada com maior precisão. Estão incluídas quatro atualizações de mapas transmitidas remotamente.

Seja através dos convencionais Bluetooth ou porta USB, ou com recurso à avançada integração de ‘smartphones’ com Apple CarPlay ou Android Auto (que a Opel foi um dos primeiros fabricantes de automóveis a disponibilizar), a conectividade garantida pelo novo infoentretenimento do Insignia está entre os melhores sistemas oferecidos no setor. Registe-se que é possível ligar dois telemóveis em simultâneo ao sistema do automóvel. Além do sintonizador de rádio AM/FM, de série, existe em opção um recetor de emissão digital DAB+. Os ‘smartphones’ compatíveis podem ser recarregados por indução, na consola central. Do equipamento opcional faz parte um sistema de som Bose, com processador digital e oito altifalantes.

Com o objetivo de facilitar a utilização, o interface homem-máquina do Multimedia e do Multimedia Navi Pro tem novo desenho e garante acesso direto às principais funções logo a partir do ecrã principal (áudio, navegação, telefone, etc). Comandos semelhantes aos de um ‘tablet’, incluindo a passagem dos dedos, são ergonómicos e simples de usar. O condutor tem acesso a vários controlos situados no volante. Sublinhe-se que o Multimedia Navi Pro pode ser operado através de comandos de voz.

Os novos Multimedia da Opel permitem personalizar o funcionamento através de vários perfis. O sistema pode memorizar cinco padrões de utilização, para outros tantos condutores, que incluem desde regulações de ar condicionado até à equalização da reprodução de som, passando por destinos de navegação, pontos de interesse e estações de rádio. Futuras evoluções na área de personalização vão contemplar procura e seleção de percursos de acordo com padrões individuais registados anteriormente.

A gama Insignia é a primeira a receber a nova geração de informação e entretenimento da Opel. Levando a funcionalidade e a operação intuitiva a novos patamares, os novos sistemas Multimedia e Multimedia Navi Pro são propostas avançadas neste domínio. A oferta alargar-se-á progressivamente a outros modelos.