AÇÃO DO MAR SHOPPING MATOSINHOS CONTRIBUI PARA AUTONOMIZAR JOVENS EM VIAS DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO

A pensar nos mais novos e na época que se aproxima o Mar Shopping Matosinhos aliou-se mais uma vez, à Obra do Padre Grilo, com o objetivo de angariar fundos para criação de ateliers de áreas de formação com empregabilidade, eletricidade, madeiras ou canalização, de modo a dotar de ferramentas de autonomia, jovens prestes a deixar a instituição.

Obra do Padre Grilo
Crianças vão contar este ano com uma minifeira popular e, a brincar, vão poder ajudar - ®DR

 

Sendo o Natal, por excelência, a época mais esperada pelos mais pequenos, foi neles que o Mar Shopping pensou na hora de antecipar as festividades. E porque eles representam uma nova geração a quem é importante, acima de tudo incutir-lhes valores como a solidariedade e o respeito pelos outros, este ano toda a brincadeira estará direcionada para a ajuda de jovens que brevemente irão enfrentar a vida longe da instituição que os tem protegido.

Assim, a partir de 5 de novembro, estará aberta aos mais novos uma minifeira popular com carrossel, barraquinhas e divertimentos alusivos à época. Cada entrada custará 1€ que reverterá para a Obra do Padre Grilo, em Matosinhos, que pretende implementar ateliers de formação para jovens em vias de deixar a instituição.

Como já é habitual, as crianças podem contribuir para a causa escolhida, fazendo o que melhor sabem: brincar! E o que seria de uma feira popular sem o mítico carrossel? O eterno clássico dos parques de diversão também vai estar presente na minifeira popular entre 5 de novembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019. Um cenário fantástico que recria o imaginário de uma tradicional feira popular, composta por 12 jogos clássicos, desde o famoso jogo do galo ao inigualável 4 em linha, e um carrossel.

”Annie e o sonho de natal” o espetáculo de Natal para toda a família que já deu origem a várias versões para teatro, televisão e cinema, será exibido no dia 1 de dezembro, no palco interior do Espaço de Restauração e revelará o Pai Natal que, a partir desse dia, se sentará no seu trono para receber as crianças que com ele queiram partilhar os seus pedidos e fotografias.

No mesmo palco, haverá ainda sessões de contos teatralizados e espetáculos com entrada gratuita como “A Carochinha”, as atuações do Bjazz Choir, as tuas músicas de Natal e dos Irmãos Esferovite.

A Obra do Padre Grilo, fundada há mais de 60 anos pelo sacerdote que lhe deu nome, acolhe crianças e jovens do sexo masculino, entre os 6 e os 18 anos (ou 21 em alguns casos), abandonados ou retirados às famílias por ordem judicial.

Tendo em vista a sua integração social, o MAR Shopping Matosinhos adicionará 5.000€, ao valor angariado na minifeira popular, que para alem de apoiar a aquisição de novos equipamentos, contribuirá também para ajuda nas remunerações de formadores certificados em áreas especificas.

Há 10 anos que o MAR Shopping Matosinhos se envolveu com a Obra do Padre Grilo.  O financiamento das obras de requalificação da instituição foi a primeira ação de responsabilidade social do MAR Shopping Matosinhos, que voltou a envolver-se com a Obra na iniciativa “Dar e Receber” em 2014.

Um carrossel de emoções… Será assim o Natal no MAR Shopping Matosinhos!