As centrais elétricas móveis Nissan LEAF vão estabilizar a rede elétrica alemã

O futuro começa em Hagen, onde a empresa tecnológica The Mobility House (TMH), o fornecedor de energia ENERVIE, o operador das redes de transporte Amprion e o fabricante automóvel Nissan conseguiram um importante avanço rumo à mobilidade e energia livres de emissões.

Nissan LEAF
As centrais elétricas móveis Nissan LEAF vão estabilizar a rede elétrica alemã - ®DR

 

Com o Nissan LEAF e uma inovadora tecnologia de gestão de energia e carregamento, os parceiros do projeto conseguiram a primeira qualificação de conformidade de um automóvel elétrico com todos os requisitos regulamentares dos TSO para regulação de energia primária. Isto significa que o o Nissan LEAF pode a partir de agora ser integrado como uma reserva de regulação da energia na rede elétrica alemã, uma inovação no estabelecimento da tecnologia de ligação de veículo à rede (V2G) na Alemanha.

De modo a concretizar o desejo universal de transição para a geração descentralizada de energia a partir de fontes renováveis na Alemanha, são necessárias soluções novas e inovadoras para estabilizar a rede elétrica. A crescente utilização de energias renováveis provoca flutuações na rede, que devem ser inicialmente compensadas pela regulação primária, permitindo evitar cortes de energia num curto prazo.

Os automóveis elétricos como o Nissan LEAF, com tecnologia de carregamento bidirecional integrada, podem desempenhar um importante papel neste sentido. Graças ao seu sistema avançado de carregamento CHAdeMO, o Nissan LEAF consegue não só extrair energia da rede e armazená-la na sua bateria de tração, mas também devolver energia à rede, se necessário. Este é o conceito de ligação de veículo à rede (V2G).

A possibilidade de carregamento bidirecional dos automóveis elétricos da Nissan é a base para a sua integração no projeto-piloto nas instalações da ENERVIE em Hagen, Alemanha. Em combinação com a inovadora tecnologia de gestão de energia e carregamento inteligente da The Mobility House, os processos de carregamento e descarga podem ser controlados e monitorizados.

«Estamos orgulhosos pelo facto de a tecnologia da The Mobility House ter sido aprovada pelos TSO para o mais desafiador e importante produto do sistema de fornecimento elétrico alemão», afirmou Thomas Raffeiner, CEO e fundador da The Mobility House.

«Acreditamos firmemente num futuro livre de emissões», disse Guillaume Pelletreau, Vice-presidente e Diretor Executivo do Nissan Center Europe. «Por conseguinte, estamos também muito orgulhosos pelo facto de o Nissan LEAF, ter sido considerado adequado para a estabilização das frequências da rede. As baterias do LEAF podem contribuir de forma significativa para a transição energética na Alemanha e para um futuro sustentável».

Na qualidade de um dos quatro TSO responsáveis pela transmissão de energia na Alemanha e, consequentemente, responsável pela estabilidade da rede elétrica, a Amprion apoia o ambicioso projeto V2G. O TSO definiu os requisitos técnicos e regulamentares de pré-qualificação para regulação primária de uma unidade de armazenamento móvel. A Amprion reconheceu agora o Nissan LEAF como primeiro automóvel elétrico, em combinação com o sistema de controlo da The Mobility House, adequado para esta função.

«É com grande orgulho que somos os primeiros na Alemanha a conseguir a pré-qualificação de um automóvel elétrico para regulação primária», explicou Andreas Walczuch, Responsável de Serviços de Sistema e do Mercado Energético da Amprion. «Esta inovação mostra-nos que os automóveis elétricos poderão ter um papel na garantia da segurança do sistema».

Erik Höhne, Porta-voz Executivo do Grupo ENERVIE em Hagen, afirmou: «Ao disponibilizar as infraestruturas para o projeto no local, a ENERVIE acrescentou uma nova faceta ao seu compromisso com a e-mobilidade como um parceiro inovador para a indústria, comércio e pessoas na região».

 

____________

Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 38 pontos de venda e 40 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, pickups, veículos comerciais e automóveis de alta performance, quer com motorizações de combustão, quer totalmente elétricas. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal de 2017, 14.553 automóveis ligeiros de passageiros e comerciais, a que corresponde uma quota recorde no mercado de 5,5% e um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

 

Sobre a The Mobility House

O objetivo da The Mobility House é criar um futuro da mobilidade e da energia com emissões zero. A nossa plataforma tecnológica une o setor automóvel e o setor energético. Integramos baterias de veículos na rede elétrica utilizando soluções de carregamento, energia e armazenamento inteligentes. Desta forma, promovemos o desenvolvimento de energias renováveis, estabilizamos a rede elétrica e tornamos a mobilidade mais acessível.

A empresa tecnológica foi fundada em 2009 e opera globalmente a partir das respetivas instalações em Munique, Zurique e Sunnyvale (CA), prestando serviços a clientes em mais de 10 países. Estes incluem os principais fabricantes automóveis, operadores de frota, empresas de instalação, fornecedores de energia e condutores de automóveis elétricos.

 

Sobre a Amprion – The Strong Power Network

A Amprion GmbH explora a maior rede de muito alta tensão da Alemanha, com um total de 11.000 km, e é um importante operador das redes de transporte na Europa. A rede da Amprion fornece energia a mais de 27 milhões de pessoas da Baixa Saxónia aos Alpes. Enquanto fornecedor de serviços inovadores, a Amprion proporciona aos clientes industriais e aos parceiros da rede a máxima segurança de fornecimento. A sua rede, com níveis de tensão de 380.000V e 220.000V, está disponível para todos os intervenientes no mercado da eletricidade numa base não discriminatória e em condições de transparência e competitividade. A Amprion é também responsável pela coordenação do sistema interligado na Alemanha e na região norte da rede de muito alta tensão da Europa.

 

Sobre a ENERVIE

No grupo de empresas que constituem a ENERVIE – Südwestfalen Energie und Wasser AG, as filiais Mark-E e Stadtwerke Lüdenscheid, com sede no sul da Renânia do Norte-Vestefália, fornecem energia elétrica, gás, aquecimento e água potável. Os nossos cerca de 400.000 clientes incluem agregados familiares, operações industriais e comerciais, serviços municipais e autoridades locais. As empresas do Grupo ENERVIE estão intensamente envolvidas na expansão da e-mobilidade na região, oferecendo uma grande variedade de serviços. A nossa divisão de comércio de energia é um parceiro de transição energética fiável. As filiais ENERVIE Service e Mark-E Effizienz prestam serviços técnicos orientados para o cliente e serviços relacionados com a energia. A empresa de energia elétrica ENERVIE Vernetzt constrói e explora redes de eletricidade, gás e água na região. www.enervie-gruppe.de