A Jump In The Night: A nova exposição de Helena de Medeiros

"A Jump in the night" de Helena de Medeiros vai estar em exposição na galeria Welcome to Art – Art Gallery até 7 de Dezembro.

Helena de Medeiros
A Jump In The Night - A nova exposição de Helena de Medeiros - ®DR

 

A artista e costume designer portuense que tem corrido o mundo com as suas bailarinas expõe um um pouco do seu trabalho com a mostra “A Jump in the night”: um salto para quem gosta de arte contemporânea e não resiste ao movimento, à cor, e à teatralidade dos seus trabalhos.

A Welcome to Art fica na Embaixada do Príncipe Real (Embaixada – Príncipe Real 26. 1º Lisboa) e pode ver esta exposição de 2ª a sábado das 12h às 20h e Domingo das 12h as 19h.

 

Sobre a Artista:

 

Helena de Medeiros, portuense formada na London Fashion School e na Escola Superior de Artes e Design, é uma das mais recentes inspirações nacionais além-fronteiras. Atualmente responsável pelos figurinos de várias peças  nas melhores salas de ballet contemporâneo  e teatros de de todo o mundo como o   alla Scala, de Milão, Marinsky na Rússia, Basel na Suiça, Les Grands Ballets Canadiens de Montréal no Canadá  por exemplo , tem oferecido à costume design uma interpretação muito própria, presente de forma transversal a toda a sua obra,  e centrada no pássaro e na interpretação do seu simbolismo. A paixão pela pintura e pelo design de figurinos  faz de si uma das artistas mais elogiadas neste planeta, tendo constituído um percurso sólido e invejável junto de algumas das mais prestigiadas companhias de ballet mundiais, passando por países como Portugal, Alemanha, Itália, Canadá, Chile e China. Também criadores de referência se renderam aos traços de liberdade, movimento, expansão e elegância e subtileza do que produz, valendo-lhe colaborações com os mesmos. Mauro Bigonzetti, Richard Wherlock, Eric Gauthier, Gradimir Pankov, Iracity Cardoso, Louis Robitaille, Vasco Wellemkamp, Xin Peng Wang eLuc
Petton)

Hoje, é uma das artistas contemporâneas mais completas, conjuntado os quadros que pinta, e através dos quais consegue estabelecer um diálogo com os figurinos que cria. Foi, aliás, neste registo que começou a ser requisitada internacionalmente e que, nos últimos tempos, se consagrou como artista revelação. A imaginação assume novos contornos e tudo parece ser possível.

Com Helena de Medeiros, conseguimos desvendar um traço único em tudo o que faz, que se reconhece num quadro, na sua escrita ou mesmo no figurino que sobe a palco; embora tudo isso aconteça de forma muito natural.

Entre suas recentes atividades, destacam-se as exposições individuais:

“Welcometoart Art Gallery ( Embaixada em Lisboa 2018)

“Casa da Granja – casa da família de Amadeo Sousa Cardoso) 2018

“Braço de Prata ( Lisboa 2018)”
«Random Birds» (Centro Cultural Marcos Valcárcel de Ourense, Galiza, 2017);
«Idioma dos Pássaros» (Galeria Árvore, Porto, 2017);
«(In)Color» (Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, Açores, 2016);
«Insustentável Leveza» (Salão Nobre dos Paços do Concelho e Sala Gótica, Barcelos, 2015);
«Suspended Feature» (Casa-Museu Medeiros & Almeida, Lisboa, 2015);
«Breaking Reality» (Galeria Cálem Porto, Gaia, 2014);
«Cross» (Casa-Museu Bissaya Barreto, Coimbra, 2013);
«Outro Retrato» (Casa-Museu Abel Salazar, Porto, 2013);
«Golden Dust» (Galeria Franchini’s, Porto, Portugal).

As pinturas de Helena de Medeiros possuem um importante diálogo com o trabalho de Costume Designer também realizado pela artista, que se tem dedicado sobretudo ao bailado contemporâneo. Em mais de duas décadas de carreira, colaborou com prestigiados diretores artísticos já referidos e diversas companhias de dança reconhecidas mundialmente, tais como:

Teatro alla Scala (Itália),

Teatro de Augsburg (Alemanha)
Introdans (Holanda),
Ballett Basel (Suíça),
Ballett Dortmund (Alemanha),
Ballet Gulbenkian (Portugal),
Ballett Hannover (Alemanha),
Balé da Cidade de São Paulo (Brasil),
Companhia Nacional de Bailado (Portugal),
Fondazione de la Danza Aterballetto (Itália),
Compagnie Le Guetteur (França),
Gauthier Dance / Dance Company Theaterhaus Stuttgart (Alemanha),
Les Grands Ballets Canadiens de Montréal (Canadá),
Les Ballets Jazz de Montréal (Canadá),
National Ballet of China (China),
Teatro di San Carlo (Itália),
Teatro Municipal Santiago de Chile (Chile).