Cabeção vai ser palco da XXIV Prova do Vinho Novo

A Câmara Municipal de Mora e Junta de Freguesia de Cabeção levam a efeito a XXIV edição da Prova do Vinho Novo de Cabeção. O dia 8 de Dezembro será de festa para os apreciadores de vinho.

Cabeção, Mora
Cabeção palco da XXIV Prova do Vinho Novo - ®DR

 

Cumprindo-se a tradição, o evento apresenta como objectivos a valorização dos produtores e do produto, a divulgação da Freguesia de Cabeção e do Concelho de Mora e, ainda, o crescimento da economia local.
A edição anterior contou com a participação de cerca de 60 produtores loc​ais, sendo que muitos deles ainda produzem o afamado néctar de forma artesanal, em talhas de barro.
O evento começa com a primeira prova no Pavilhão Gimnodesportivo, seguindo-se as provas nos cafés, restaurantes e adegas participantes, onde o vinho novo e os petiscos típicos dão as boas-vindas aos visitantes, terminando em igual ambiente festivo no Largo 1º de Maio.
Eis uma excelente oportunidade para se conhecer Cabeção, ao mesmo tempo em que se prova o que a vila tem de melhor no que ao vinho e à gastronomia diz respeito.
A par da XXIV Prova do Vinho Novo, estará patente no Centro Cultural de Cabeção, até 15 de Dezembro, uma exposição que enaltece, precisamente, os 23 anos de realização do evento, bem como a apresentação do livro de Maria Ângela Beirante, intitulado “As Vinhas de Cabeção: do Antigo Regime até finais de oitocentos”.
Fonte: CMM