PORTALEGRE PREPARA-SE PARA RECEBER A FEIRA DE VINHOS

É já nos próximos dias 7 e 8 de dezembro que o Mercado Municipal recebe a Feira de Vinhos de Portalegre, uma organização da Câmara Municipal de Portalegre em parceria com os produtores de vinho do concelho.

Portalegre
O Mercado Municipal recebe a Feira de Vinhos de Portalegre - ®DR

 

Dedicada a dar a conhecer as especificidades e as diferentes personalidades dos vinhos de Portalegre, reúne Adegas, empreendedores e operadores turísticos e um conjunto de momentos de animação e painéis de natureza técnica.

Dizem os entendidos que a personalidade de um vinho é resultado do cruzamento do terroir onde nasce com o clima. Em Portalegre, temos os solos graníticos, a altitude e o frio da Serra de S. Mamede e algumas castas singulares em vinhas antigas a marcar o sabor. Juntem-se estas características ao saber dos produtores e nascem os distintos vinhos de Portalegre. Esta é a história que a Feira de Vinhos de Portalegre vai contar nos dias 7 e 8 de dezembro.

Neste dois dias, os vinhos de Portalegre coabitam com os operadores de loja, bancas e terrados do Mercado Municipal de Portalegre e proporcionam momentos de mostra, prova e venda de néctares de excelência.

Para além dos produtores de vinhos e dos empreendimentos e operadores turísticos, que permitem antecipar algumas compras e ofertas natalícias, há um programa de animação de cariz tradicional que inclui a Orquestra de Acordeãos da Escola de Artes do Norte Alentejano e com o Grupo de Cante “Os Lagóias”.

Para tornar a visita à Feira de Vinho de Portalegre uma experiência única e inesquecível, os dias serão pontuados com acontecimentos como a Cerimónia de Assinatura do Protocolo, entre a Câmara Municipal de Portalegre e o Politécnico de Portalegre, para Elaboração do POTUP 2030 – Programa Operacional de Turismo para Portalegre; as Provas comentadas “Vinhos de Talha” e apresentação dos vinhos de talha existentes em Portalegre; os Wine Cocktails e Show Cooking, da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre; a apresentação do “Guia do Enoturismo do Alentejo”, da autoria de Maria João de Almeida, pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva; o Circuito pelos stands das Adegas participantes acompanhado pela Confraria Vínica do Alentejo e várias apresentações de novos vinhos a cargo dos expositores.

A inauguração oficial está marcada para as 17h00 do dia 7 de dezembro, sendo que encerra às 22h00. Durante o dia 8, sábado, o certame pode ser visitado entre as 10h00 e as 20h00.