Mercado Medieval encerrou Feira de Santo André em Mesão Frio

Numa mescla de tons, trajes e personagens medievais, Mesão Frio reviveu a época ancestral que todos os anos conduz habitantes e visitantes aos primórdios mais profundos da fundação da vila porta do Douro.

Mesão Frio
Mercado Medieval encerrou Feira de Santo André em Mesão Frio - ®DR

 

O Mercado Medieval de Mesão Frio, que decorreu durante o dia 9 de dezembro, último dia da Feira Anual de Santo André, foi animado pelo Grupo de Bombos de Telões, pelo Grupo de Bombos Os Azevedos e pelo Grupo de Bombos da Associação Cultural e Desportiva de Vila Marim.

Pelas 14 horas, o habitual cortejo medieval teve início na Rua do Balcão, com figurinos medievais oriundos de todas as freguesias do concelho e demais participantes que se quiseram associar. Juntamente com cuspidores de fogo, malabaristas, saltimbancos e jograis, os figurinos percorreram o centro histórico de Mesão Frio, em cortejo, até aos Paços do Concelho.

Na varanda do edifício dos Paços do Concelho, foi recitada a carta da feira, perante uma multidão que se juntou na Avenida Conselheiro Alpoim.

No cenário privilegiado do Convento de São Francisco, houve danças do ventre, falcoaria com demonstrações de voo livre, músicas medievais e animação musical a cargo do Grupo de Gaiteiros Medievais Arribamonte. A artista Rita Miguel apresentou o surpreendente espetáculo de dança e fogo «A Deusa do fogo sagrado» e no mesmo espaço, a Companhia de Teatro Filandorra – Teatro do Nordeste dramatizou o arremedilho «Mesão Frio na história do tempo». No final, foram servidos sopa de legumes e biscoitos de Vila Marim, a todo o público presente, que viajou até ao reinado de D. Afonso Henriques.

Tal como nas edições anteriores, acorreram a Mesão Frio milhares de pessoas que participaram no vasto programa de atividades de uma das maiores feiras anuais do país.

 

 

Fonte: CMMF