Santiago do Cacém sensibiliza sobre o acondicionamento e deposição de resíduos

“O Lixo não é culpado. Culpado é quem o abandona. Não seja cúmplice.” A Câmara Municipal de Santiago do Cacém dá assim o mote para a campanha de educação e sensibilização ambiental sobre o acondicionamento e deposição de resíduos, que vai levar a cabo nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, nos supermercados e mercados de Santiago do Cacém e Santo André.

Santiago do Cacém
Santiago do Cacém sensibiliza sobre o acondicionamento e deposição de resíduos

 

Num contacto direto com os consumidores/produtores, dois animadores vão apelar à redução da produção bem como ao devido acondicionamento e encaminhamento de resíduos. Durante a ação será oferecido um saco de compras reutilizável alusivo à temática.

A campanha de sensibilização prevê, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2019, deslocações às escolas dos agrupamentos de Santiago do Cacém, Santo André, Arménio Lança (Alvalade) e Cercal do Alentejo, onde técnicos especializados vão passar a mensagem aos mais novos. Para o assunto não ser esquecido serão oferecidos ímanes, pelas crianças e restante população, que podem ser colocados na porta do frigorífico e que disponibilizam o contacto e o procedimento para o encaminhamento correto de resíduos junto dos serviços municipais.

Os objetivos desta campanha de educação e sensibilização ambiental passam por:

– Sensibilizar a população do Concelho, relativamente à separação e destino final dos resíduos produzidos, designadamente no que respeita ao devido acondicionamento e depósito de resíduos nos contentores;

– Reduzir os quantitativos de resíduos indiferenciados, promovendo a separação de fluxos de resíduos tais como verdes, monstros e resíduos de construção e demolição, informando para as soluções disponibilizadas pelos serviços municipais para o efeito;

– Sensibilizar as crianças para as boas práticas em matéria de gestão de resíduos e fazer delas um vínculo de informação às famílias;

– Mostrar a importância da colaboração e participação na correta deposição de resíduos e a necessidade de alteração de comportamentos.

No âmbito da campanha irão ser aplicados autocolantes nos contentores de indiferenciados, nos quais será facultada informação de forma apelativa no que respeita ao devido acondicionamento e encaminhamento de resíduos.

A concretização da campanha estará a cargo da empresa SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A, que apresenta um vasto portefólio de trabalhos e campanhas realizadas em matéria de gestão de resíduos.

 

 

Fonte: CMSC