O que compram os Consumidores portugueses no Natal?

No Natal de 2017, os portugueses gastaram cerca de 960 milhões de € em Bens de Grande Consumo

Natal 2018
O que compram os Consumidores portugueses no Natal? - ®DR

 

Os portugueses gastaram cerca de 960 milhões de euros em Bens de Grande Consumo no período do Natal de 2017. Esta é a época mais importante para as vendas neste setor, tendo-se verificado no Natal do último ano o dobro do crescimento do total do ano (8% no Natal versus4% anuais). Esta também é uma época marcada por uma forte presença promocional, que representou em 2017 metade do valor total de vendas. Os Chocolates são os produtos mais procurados, seguindo-se outros produtos como o Bacalhau, as Carnes típicas desta época, as Bebidas Alcoólicas, os Perfumes, os Frutos Secos e as Bolachas.

Nesta época são poucas as famílias que não têm à mesa o tradicional bacalhau. E esta é uma categoria cada vez mais influenciada pelo driver conveniência. Em 2017, o Bacalhau Congelado foi comprado por 36% dos lares portugueses e tem apresentado crescimentos de dois dígitos, tendo sido o grande responsável pelo dinamismo da categoria. No último ano, o Bacalhau Congelado apresentou um crescimento de 10% enquanto o Bacalhau Seco se manteve estável.

No entanto, no Natal de 2017, o Bacalhau Seco manteve um peso superior a 90% do total de volumes vendidos da categoria, influenciado pela forte aposta promocional (75% das vendas em valor foram feitas com promoção). “Neste caso, as promoções falaram mais alto, contrariando até a tendência de conveniência que temos vindo a registar nos últimos anos, já que o Bacalhau Seco cresceu 7% no Natal, a mesma tendência registada no segmento de Bacalhau Congelado”, comenta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

As Bebidas Alcoólicas também se destacam nesta época, especialmente as Bebidas Espirituosas, as Destiladas, o Vinho do Porto e o Vinho Espumante. No entanto, o Vinho voltou a crescer, no Natal de 2017, acima da média anual (+13% versus o Natal de 2016 e +7% versus o total ano 2016). Destacam-se também outras categorias típicas de oferta como os Bombons, as Figuras de Chocolate e os Perfumes, que no Natal passado cresceram 22%, 27% e 24% respetivamente.

Segundo Marta Teotónio Pereira, “os portugueses continuam a demonstrar um grande envolvimento com a época natalícia, período em que se mostram mais disponíveis para o consumo. Nesta época, as famílias fazem um esforço para ter à mesa e para oferecer produtos que vão ao encontro daquilo que é tradicional, sem esquecer a conveniência e a qualidade. Esta época é também uma oportunidade para proporcionar experiências fortes e que vão ao encontro daquilo que o consumidor procura e precisa. Na fase que vivemos de transformação do retalho e do consumidor, estamos expectantes para assistir às novidades do Natal deste ano”.