Espaço IKEA – Design para Todos: O novo espaço da marca sueca no Forum Sintra

O IKEA – Design para Todos, é um local diferenciador onde a marca irá testar temporariamente um novo conceito em que tudo pode ser comprado através de um atendimento, com pré-reserva, mas nada pode ser levado para casa no imediato.

IKEA, Forum Sintra,
Espaço IKEA – Design para Todos - ©Aldrabiscas

Trata-se do primeiro espaço, em Portugal, desta marca sueca, que tem como objetivo, aliar a experiência física de loja com a comodidade digital. No fundo, o espaço surge para servir de inspiração e apoiar as famílias portuguesas com a planificação das suas casas, especificamente de quartos e cozinhas.

Neste local, os clientes podem encontrar uma equipa especializada em matéria de decoração, disponível para ajudar, quem procura produtos com a assinatura de design democrático da marca sueca, para além de terem à sua disposição diferentes áreas de planificação técnica onde é possível compreender melhor a qualidade dos produtos e escolher os detalhes de decoração e uma área de planeamento com ajuda personalizada. O espaço receberá ainda regularmente workshops gratuitos de tendências e decoração.

Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal, defende que “Com este novo espaço queremos dar a conhecer a nossa marca e os nossos artigos de uma forma ainda mais acessível, conveniente e com impacto positivo nas pessoas e no planeta. Sabemos que o consumidor está a mudar muito rapidamente e queremos criar cada vez mais proximidade com os clientes, neste caso em Sintra, oferecendo-lhes soluções adequadas para diferentes estilos e para todas as carteiras”, acrescentando “Inovar e ajudar a sonhar faz parte da nossa estratégia para este espaço, que é também um reflexo da transformação multicanal da IKEA a nível global”.

Apesar de temporário, vai depender da aceitação do publico a este novo conceito, o encerramento deste espaço ou o alargamento a mais centros comerciais do país. Neste caso a escolha do Forum Sintra foi estratégica, dado volume de população atingida.

Paralelamente, já está disponível “A Escola da Casa” um projeto multicanal que visa ajudar, inspirar e permitir que as famílias portuguesas consigam criar um ambiente acolhedor nas suas casas, tornando-as cada vez mais num reflexo de quem as habita.

“A Escola da Casa” ganha vida em episódios tutoriais disponíveis em IKEA.pt/ideias e em workshops nas lojas IKEA, com inspiração, ideias e dicas de como melhorar a sua casa, através de soluções que combinam design, qualidade, funcionalidade e sustentabilidade, a preços acessíveis.

Os primeiros episódios e workshops – tanto digitais como presenciais em loja – são dedicados ao inverno e ao Natal, desvendando as melhores tendências da estação, com dicas para combinar padrões e tendências, bem como os melhores truques e ideias para escolher tapetes e cortinados, ou até como vestir a mesa para o Natal.

Em março será lançada a próxima temporada, sempre com o objetivo de ajudar os portugueses a personalizarem a decoração das suas casas, de acordo com o seu gosto, desejo e orçamento.

A IKEA, marca de origem sueca, entrou em Portugal em 2004, com a abertura da IKEA Alfragide, e tem, hoje em dia, 5 lojas espalhadas pelo país, oferecendo aos portugueses artigos para o lar bem desenhados e funcionais, a preços acessíveis.