Anunciado o vencedor da 5ª edição VIArtes

Paulo Ramunni é o grande vencedor da 5ª edição VIArtes, o concurso do ViaCatarina Shopping que desafia artistas a criarem uma obra de Arte Pública na emblemática fachada do Centro, antigo edifício da sede do jornal O Primeiro de Janeiro, situado na Rua de Santa Catarina, no Porto.

VIArtes
Paulo Ramunni é o vencedor da 5ª edição VIArtes - ®DR

 

O projeto “O CAMINHO MENOS PERCORRIDO”, de Paulo Ramunni promete surpreender, a partir de abril, todos os que passarem na rua de Santa Catarina no Porto. Sobre o projeto, o artista refere ”Gostaria que esta obra fizesse as pessoas pararem no seu percurso pela rua de Sta. Catarina, não só no sentido literal, fazendo com que elas estaquem de admiração ao se depararem com uma instalação escultórica tão invulgar como “O CAMINHO MENOS PERCORRIDO”, mas, também, que as fizesse parar no sentido de desviarem a sua atenção sobre o cansativo “ramerrame” mental no qual se encontram habitualmente imersas, ao se concentrarem em algo que, escapando à “linguagem” lógica normalizada  a que estão acostumadas a responder, as impacte de tal maneira que as deixe numa forma de atenção diferente. Esse “parar”, torna-se assim numa saída de um estado quase letárgico, no qual a maioria das pessoas se encontra e tem o potencial de poder proporcionar uma entrada num momento “à parte”, um time-lapse, em que possam observar, refletir, introspecionar e, assim, eventualmente contribuir para um estado mais desperto, mais livre e descansado de continuarem o seu dia e no seu modo de estarem na vida”.

Paulo Ramunni é designer e escultor desde 1991. O seu trabalho está distribuído por mais de 20 países, tendo estado representado em exposições que passaram, por exemplo, pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (N.Y. MoMa), e com peças integradas no livro “Best Of do Design Português” (editado pelo Centro Português do Design), numa seleção das melhores peças de design nacional de sempre.

Nesta edição também foi atribuída a menção honrosa aos artistas Custom Circus.

Pelo 5º ano consecutivo o ViaCatarina Shopping reforça o seu apoio à criação artística e o seu papel de promotor da arte pública, enquanto veículo de comunicação e envolvimento com a comunidade residente e visitante da cidade do Porto.

 Para Tomás Furtado, diretor do ViaCatarina Shopping, “Esta edição trouxe-nos projetos muito criativos e interessantes, é sempre um excelente exercício promover a arte e a criatividade. O projeto vencedor “O Caminho Menos Percorrido” de Paulo Ramunni, vai ter um grande impacto visual na fachada do ViaCatarina Shopping e surpreender todos os que por cá passarem. Como já tive a oportunidade de afirmar noutros momentos, cada edição vem solidificar o VIArtes enquanto projeto relevante de arte pública na cidade do Porto. Agora esperamos para ver o resultado final em abril.