Boa Safra: a editora de home design portuguesa empenhada em ser a mais sustentável do planeta

Verdade, sustentabilidade e "os Princípios do Bom Design" ao serviço da decoração de interiores são lemas da empresa

Boa Safra
Boa Safra: Verdade, sustentabilidade e "os Princípios do Bom Design" ao serviço da decoração - ®DR

 

Nasceu no Norte do país, na quarta geração de marceneiros a trabalhar madeira maciça como poucos e com dois objetivos muitos claros:  o de conseguir o casamento perfeito entre o conhecimento dos artesãos e a criatividade das novas gerações de designers, e o de editar móveis com base em fortes princípios de sustentabilidade. E assim foi! Com o lema “Pelo bom e verdadeiro. Pela qualidade e pela verdade”, a Boa Safra é uma editora de design sustentável para a casa, que disponibiliza peças de designers portugueses, fabricadas localmente, com tempo e dedicação produzindo mobiliário para casa, mobiliário por medida e peças de decoração de interiores. A simplicidade estética, o design intemporal, a utilização de materiais e acabamentos naturais definem os produtos editados pela Boa Safra.

“Somos uma empresa verdadeiramente especialista em madeira, o material mais sustentável conhecido pelo Homem e percebemos que era importantíssimo aliar o know-how de várias gerações e todo o conhecimento dos artesãos, às necessidades, ao design e à criatividade contemporânea, explica Rui Rocha, Engenheiro Industrial e Diretor Geral da Boa Safra. “Por isso insistimos, apostamos e promovemos o contacto entre as fábricas, artesãos, designers e artistas, fazendo assim a ponte entre indústria e criatividade”, conclui.

A sustentabilidade é o drive desta marca 100% portuguesa regendo todas as suas práticas desde a escolha das matérias primas, passando pelo processo de fabrico, até à entrega do produto final. Os produtos Boa Safra são assim pensados logo de raiz no sentido de terem a menor pegada ecológica possível, não descurando nunca, obviamente, a qualidade. Um Engenheiro Industrial, uma Engenheiro do Ambiente, e uma Designer de mobiliário de Interiores, são a equipa base da Boa Safra assegurando todas as questões técnicas, de sustentabilidade e criativas das edições e dos projetos assinados pela marca.   “As madeiras utilizadas são provenientes da floresta europeia, a única floresta que tem taxas de reflorestação positiva, garantindo-nos ao mesmo tempo uma madeira de enorme qualidade. Os óleos utilizados nos acabamentos são criados por nós e 100% ecológicos, assim como as tintas, não comprometendo o ambiente nem a saúde das pessoas que os produzem, compram ou que com eles convivem”, assegura Rui Rocha.

Todos os produtos editados pela marca dispõem de uma etiqueta de avaliação de sustentabilidade. Nesta etiqueta os produtos são analisados relativamente a oito parâmetros:  boa gestão de recursos, baixo consumo energético, ausência de substâncias tóxicas, reciclável, de origem local, biodegradável, comércio justo e baixo em resíduos, permitindo assim uma proposta transparente e uma escolha informada.

No que ao design diz respeito, a equipa de designers Boa Safra e a comunidade criativa associada à marca são inspirados por “Os Princípios do Bom Design”, princípios desenvolvidos coletivamente na prática diária e que funcionam como o seu código cultural. São 10 princípios que orientam os produtos editados pela marca e são transversais a todas as suas práticas e aos serviços que disponibiliza. A Boa Safra acredita e defende que para o design ser considerado bom deve ser sistémico, duradouro, verdadeiro, transdisciplinar, inclusivo, libertador, simples, imperfeito, minucioso e claro, sustentável.

Além da edição de design sustentável para a casa, esta marca nacional distingue-se ainda por propor uma nova forma de pensar e desenvolver os projetos de design de interiores – o conceito myHOME. O myHOME é um serviço integrado de design de interiores em que o cliente é “co-criador”, numa abordagem única que combina funcionalidade, estética e psicologia, sustentada num tripé co-criativo que envolve o designer, o cliente e o ambiente. “Nesta abordagem exclusiva daquilo que são os projetos de decoração de interiores, envolvemos realmente o cliente no projeto. Através de uma metodologia própria, que analisa o perfil psicológico do cliente, desenvolvemos toda a decoração da casa, adaptando e criando mobiliário específico ao projeto em questão e oferecendo ainda consultoria na organização e na arrumação da casa“, explica o Diretor Geral da empresa.

A Boa Safra conta com uma loja no Porto (Mercado do Bom Sucesso) e duas lojas em Lisboa: uma no Praça do Príncipe Real, no edifício Embaixada e outra em Alcântara, na Lx Factory. “Mas já é vista em muitos outros países da Europa, por turistas que se apaixonaram pela marca e a quiseram levar para as suas casas“, conta Rui Rocha. Mais informações sobre a marca e todos os serviços Boa Safra disponíveis em www.boasafra.pt.