À descoberta das particularidades dos cogumelos em novo Passeio Micológico

Foi com o intuito de desvendar o particular mundo dos cogumelos, que cerca de 80 participantes se aventuraram em novo passeio micológico, organizado pelo Município de Pampilhosa da Serra.

Pampilhosa da Serra
O passeio micológico - ®DR

 

O passeio, que se desenrolou ao longo de um setor da Grande Rota das Aldeias Históricas em direção à nascente do Rio Unhais, contou com o acompanhamento especializado do Eng. João Gama, no sentido de apelar à importância da micologia e respetivo potencial ecológico dos cogumelos que ocupam o território.

Ao longo da caminhada, existiu ainda um aconselhamento permanente no que diz respeito à adoção de boas práticas na colheita e consumo de cogumelos, na tentativa de ajudar a manter a integridade do ecossistema e de garantir a segurança dos consumidores.

Uma vez terminada a caminhada, a iniciativa continuaria com um debate subordinado ao tema “Intoxicação por Cogumelos” e um show cooking de chocolate e cogumelo com degustação dirigido pelo chef Flavio Silva, do Villa Pampilhosa Hotel. Depois de almoço, a atividade terminaria com uma tertúlia sobre as valências do medronho e do medronheiro e, no seguimento, uma prova de aguardentes e licores.

 

 

 

Fonte: CMPS