São já 75 lojas na cidade abrangidas pela proteção do Porto de Tradição

O Hotel dos Aliados integra definitivamente o programa municipal Porto de Tradição, elevando para 75 o número de estabelecimentos abrangidos. A. Vilarinha, Hotel do Norte e Orfeão do Porto são mais duas novas lojas e uma entidade da cidade que vão entrar em período de consulta pública.

Porto de Tradição
Porto de Tradição conta já com 75 lojas - ®DR

 

Após o período de consulta pública ter decorrido, o Hotel dos Aliados mereceu a aprovação por unanimidade da vereação da Câmara do Porto, pelo que passa formalmente a constar da listagem do Porto de Tradição, que protege lojas históricas dos aspetos mais liberais da Lei das Rendas.
Na mesma reunião, foi aprovada por unanimidade outra proposta do vereador Ricardo Valente, responsável pelo Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, para que os estabelecimentos A. Vilarinha e Hotel do Norte e a entidade Orfeão do Porto passem, também, a integrar a listagem protegida do mesmo programa. O processo segue agora para consulta pública.
A normativa legal, que rege o Porto de Tradição até à entrada em vigor do regulamento próprio, impõe que o reconhecimento se conclua com uma consulta pública de 20 dias, período durante o qual é solicitado o parecer da junta de freguesia onde se localiza o estabelecimento ou entidade a reconhecer.
No início deste mês, também entraram para este programa de proteção a Barbearia Garrett, Confeitaria Petúlia, José Rosas e Cª, Lda. e Marcolino Relojoeiro.
Fonte: CMP