“ARCOS À MESA” – Cozido à Moda dos Arcos

No próximo fim de semana, dias 26 e 27 de janeiro as jornadas gastronómicas Arcos à Mesa regressam aos restaurantes arcuenses com o tradicional “Cozido à moda dos Arcos”.

ARCOS DE VALDEVEZ
Arcos à Mesa - Cozido à Moda dos Arcos - ®DR

 

Este é um prato de excelência na gastronomia arcuense, confecionado com produtos locais de qualidade e com um tratamento especial das muitas carnes que o compõe, nomeadamente o presunto, a galinha caseira, a orelheira salgada, o toucinho entremeado, o chouriço de carne, a sanguinha, o entrecosto, entre outras. Para acompanhar este manjar, destacamos os excelentes vinhos verdes, também produzidos localmente, e como sobremesa, sugerimos o Bolo de Discos, o Bolo de Mel do Soajo e os Charutos de Ovos, com Laranja de Ermelo, os quais compõem a doçaria arcuense.

Esta iniciativa integra o calendário cultural anual do Municipio, e é motivo de atração para inúmeros visitantes motivados pela excelência da culinária local e pelos programas de animação preparados pelo executivo para complementar a oferta gastronómica.

Aproveite para visitar Arcos de Valdevez e faça um roteiro gastronómico pelos sabores tradicionais desta Vila minhota, nesta edição que conta com a participação de vários restaurantes.

Em Arcos de Valdevez terá também a oportunidade de passar um fim de semana de convívio e lazer em família, onde poderá visitar a Feira de Artesanato e Mercado de Sabores, que decorrerá no Campo do Trasladário, realizar passeios ao ar livre, caminhadas ou trilhos, bem como visitas a quintas de vinho verde e desportos de natureza. Para além disso poderá ainda visitar o Paço de Giela, Monumento Nacional, Sistelo, Monumento Nacional e uma das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias e Soajo conhecido pela sua Eira dos Espigueiros Comunitária.