“Aproximar” é o vinho comemorativo da “Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer”

A programação da "Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer" terminou com a Cerimónia de Encerramento que se realizou, no dia 9 de fevereiro, sábado, no Teatro-Cine de Torres Vedras. Esta cerimónia foi o culminar de um ano repleto de atividades, onde se promoveu o vinho, a vinha e os territórios de Torres Vedras e de Alenquer.

Torres Vedras, Alenquer
Aproximar é o vinho comemorativo da Cidade Europeia do Vinho 2018 - ®DR

 

Para assinalar este ano de dinamização dos vinhos da região de Lisboa, os dois municípios criaram um vinho comemorativo que batizaram de “Aproximar” e que representa a identidade dos dois concelhos. Deste trabalho conjunto surge assim um vinho branco e um vinho tinto que foram apresentados pelos enólogos envolvidos no projeto. A apresentação do vinho branco coube a Vasco Miguel que descreveu este néctar composto por 90% de Arinto e 10% de Fernão Pires, como um vinho que “junta a frescura de Torres Vedras com a complexidade de Alenquer”. Segundo o enólogo, “Torres Vedras é um concelho aberto à influência atlântica e Alenquer um concelho mais do interior, com a proteção da Serra de Montejunto, e aberto ao Mediterrâneo, juntando as potencialidades de um lado e do outro resulta no «Aproximar»”. Coube ao enólogo João Melícias a tarefa de falar sobre o tinto, tendo descrito como um vinho com um “aroma interessante do ponto de vista da intensidade e da qualidade aromática”, esclarecendo ainda que da sua composição fazem parte as castas Touriga Nacional e Alicante Bouschet.

A presidente da Associação Portuguesa de Enologia, Alexandra Mendes, também participou no projeto que levou à criação do vinho “Aproximar”. A enóloga realçou que foi com muito orgulho e prazer que teve “um grande empenhamento para que daqui saíssem dois grandes vinhos”.

A Adega Cooperativa da Labrugeira foi responsável por produzir o vinho branco e a Adega Cooperativa de Dois Portos por produzir o vinho tinto. No total, são cerca de 6.500 garrafas que podem ser adquiridas na Loja de Torres Vedras, no Museu do Vinho de Alenquer, na Adega Cooperativa da Labrugeira e na Adega Cooperativa de Dois Portos.