Rali Serras de Fafe: Dani Sordo domina e Ricardo Teodósio lidera o nacional

O primeiro dia da prova foi dominado pelo espanhol Dani Sordo, piloto oficial da Hyundai. Para as contas do campeonato nacional, Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5), comanda ocupando o terceiro lugar da geral.

Rali Serras de Fafe
32ª edição do Rali Serras de Fafe - Albano Loureiro

Está na estrada a 32ª edição do Rali Serras de Fafe, prova de abertura da época nacional de Ralis.

Apesar de se tratar de uma 6.ª feira à tarde, houve uma grande afluência de público no arranque do campeonato de ralis, uma prova que também conta para o European Rally Trophy (ERT).

A prova conta com a participação extra de um dos pilotos da elite mundial, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 R5), que ao vencer as duas passagens em Luilhas (numa extensão de 12,82 km), não deu hipóteses à concorrência.

“A primeira secção correu bem. Amanhã é um dia longo, com muitos quilómetros, e como saímos primeiro temos que limpar um pouco a estrada”, referiu Dani Sordo, acrescentando “viemos para desfrutar e ganhar algum ritmo antes do Rali do México. O facto de estar em primeiro não é muito positivo, porque haverá um pouco mais de gravilha nos troços e temos que limpar a estrada. Mas vamos tentar o melhor e divertir-nos.”

Com uma desvantagem de 13,3 segundos para Dani, está o açoriano Ricardo Moura (Skoda Fabia R5), que defende o triunfo do ano passado, embora não esteja esta temporada inscrito no Nacional de Ralis.

“Acho que tenho uma margem boa para evoluir. Tive algum tempo sem competir e é difícil espremer tudo e há sempre alguma falta de ritmo, alguma falta de atitude em determinadas zonas dos troços. Acho que, no fundo, o meu ritmo é bom mas, dentro da especial, tenho altos e baixos e tenho dificuldade em ser consistente mas estou satisfeito. Está a ser um rali sem grandes problemas, com algumas dificuldades comuns a toda a gente, com falta de grip, mas está a correr bem”, referiu Ricardo Moura.

O terceiro à geral é o algarvio Ricardo Teodósio que referiu”fomos muito rápidos, nós vínhamos muito rápidos também na primeira (passagem) mas infelizmente fiz um tete e fiquei de frente para uma barreira com uma pedra nas costas e o carro não queria pegar. Perdemos cerca de 11 segundos o que, tirando ao tempo que fizemos, eramos segundos a 2 segundos e pouco do Sordo. O que era muito bom. Não deu. Para a segunda passagem fomos com a mesma toada da primeira e conseguimos ficar atrás do Sordo 3,8s o que é bom.

Ganhamos à geral entre os portugueses que é o que interessa e agora ganhei outra vez as duas especiais, o que é muito bom. Amanhã temos que manter esta toada e continuar a atacar.”

A completar o “Top 5” está Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) na quarta posição, a 27,4, e o campeão nacional em título, Armindo Araújo (Hyundai i20 R5) , a 39,6.

Hoje, Sábado, é disputada a segunda e derradeira etapa da prova, com dez classificativas e com duplas passagens por Montim (8,52 km), Ruivães (9,65) e Lameirinha (10,84), Aboim (10,32) e Gontim (6,77).

Caso pretenda pode consultar aqui os tempos Online.