Foliões de palmo e meio dão o tiro de partida para o Carnaval em Famalicão

Em Vila Nova de Famalicão a grande festa do Carnaval vive-se na noite de 4 para 5 de março, mas a “brincadeira” começa já nesta sexta-feira, dia 1, com o desfile animado e criativo de quase 3500 crianças pelas principais ruas do centro da cidade.

Vila Nova de Famalicão
Foliões de palmo e meio em Famalicão - ®DR

 

O tiro de partida do Desfile Infantil está marcado para as 14h30, com saída da Rua Adriano Pinto Basto, seguindo depois pela Rua Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Júlio Araújo, Avenida 25 de Abril até ao Parque 1.º de Maio.

No total participam no desfile cerca de quatro dezenas de instituições educativas do concelho famalicense: Centro Escolar Luís de Camões; ACB Jardim de Infância e ATL; Centro Social da Paróquia de Landim; Mais Plural; Jardim de Infância Fonte Cova; EB 1º Ciclo de Quintão-Arnoso Santa Eulália; Centro Social Sol Nascente; Centro Escolar de Antas; Jardim de Infância de Esmeriz; Jardim de Infância de Cabeçudos; EB 1º Ciclo e Jardim de Infância de Louredo; EB 1º Ciclo de Cabeçudos; EB 1º ciclo de S. Miguel o Anjo; EB Dr. Nuno Simões; EB 1º Ciclo e Jardim de Infância de Lousado; Centro Social e Cultural Dr. Nuno Simões; EB 1º Ciclo e Jardim de Infância das Lameiras; Creche Mãe; Creche Guia; Creche Lapa; Talvaizinho; EB 1º Ciclo Esmeriz; Jardim de Infância de Mosteiro-Arnoso Sta. Eulália; EB 1º Ciclo de Castelões; Centro Social de Castelões; Centro Social e Paroquial Vale S. Cosme; ACIP; Jardim de Infância da Lage; Centro Paroquial Oliveira Santa Maria; Associação de Moradores das Lameiras; Centro Social Castelões – Polo de Pedome; EB 1º Ciclo de Mões; ATA Associação de Trabalhadores da ACO; Jardim de Infância de Brufe; EB 1º Ciclo / Jardim de Infância de Valdossos; Casa do Pessoal do Hospital E Associação Espaço em Movimento.

A partir daqui o espírito da folia, da alegria e da brincadeira entranha-se nos famalicenses e a festa dura até ao dia de Carnaval, 5 de março.

No sábado, dia 3, há Baile de Máscaras na Quinda das Aves, em Delães, entre as 20h00 e as 24h00.

No domingo, há Devesa em Família especial Carnaval nos Serviços Educativos do Parque da Devesa e cortejos nas freguesias de Arnoso Santa Eulália, Riba de Ave e Ribeirão.

Na segunda-feira de Carnaval a cidade agita-se a partir das 14h00, com os seniores a mostrarem o que valem no Pavilhão Municipal. Alegria, convívio, boa-disposição e muita brincadeira marcam habitualmente o Carnaval sénior.

Mas o ponto alto da folia está marcado para a noite de segunda-feira e o programa já é sobejamente conhecido. Sem hora, nem lugar marcado, mas com a garantia que a festa será de arromba. A animação fica a cargo dos milhares de foliões que serão acompanhados pela banda Famashow. Destaque também para o Desfile e Concurso de Mascarados, a partir das 22h30.

Para a noite de Carnaval recorde-se ainda que a autarquia famalicense vai mais uma vez assegurar transporte rodoviário gratuito e viagens de comboio a dois euros para que toda a gente entre na brincadeira e participe naquela que já é conhecida como a noite mais divertida do ano na região norte do país.

Nota ainda para as atividades agendadas para a terça-feira de Carnaval, com desfiles em Delães e também em Fradelos, onde pelas 22h00 decorre a tradicional “Queima dos Galheiros”, uma iniciativa que atrai cada vez mais gente.

 

 

 

Fonte: CMVF