Museus e espaços culturais associam-se ao carnaval na Madeira

Depois do sucesso registado nas festividades de Natal e Fim-de-ano, os Museus e espaços culturais sob a tutela do Governo Regional, associam-se à quadra carnavalesca, correspondendo a uma procura que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos por este tipo de programas culturais.

Universos de memória - ®DR

 

A programação em curso reforça-se esta semana, na base de uma oferta variada que simultaneamente valoriza e enriquece este cartaz e complementa toda a animação prevista para o período carnavalesco.

Assim e na manhã desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, foram muitos os participantes que, no Centro Cultural John dos Passos, se renderam ao Workshop de confeção de malassadas, iniciativa que, integrada no Projeto “Na Cozinha dos Passos” prossegue esta tarde, a partir das 14.30 horas.

No Universo de Memórias de João Carlos Abreu, a Exposição temporária “Máscaras do Mundo” convida a uma visita até ao próximo dia 8 de março, numa viagem pelas coleções que integram o acervo desta instituição. Ao todo, são 60 máscaras que se encontram patentes ao público, oriundas dos quatro cantos do mundo – América, Europa, África e Ásia.

Já amanhã, quinta-feira, dia 1 de março, o Museu Etnográfico da Madeira promove a Oficina “Carnaval no Museu”, iniciativa que visa apresentar as várias máscaras utilizadas e a sua função no dia do Entrudo, sendo que os participantes terão a oportunidade de elaborar as suas próprias máscaras.

Madeira
quint cruzes chapéus – ®DR

Nesta quarta-feira, dia 28, chega ao fim a Oficina “Cem Partidas de Carnaval”, que decorreu no Museu Frederico de Freitas, ao longo das últimas semanas. Também no Museu Quinta das Cruzes, chega ao fim a atividade “No mundo dos Chapéus”, especialmente concebida para a comunidade escolar, estando prevista mais uma ação, no dia 4 de março, pelas 15.00 horas, designada por “Vamos descobrir animais fantásticos” – cujas inscrições decorrem até hoje – iniciativa que consiste numa visita guiada ao parque arqueológico do museu e fontenários, com referência à representação de animais fantásticos como o dragão, o leão alado, entre outros.

Finalmente e no dia 4 de março, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira organiza um Ateliê de Carnaval, destinado ao público infantil entre os 4 e os 12 anos de idade, que se realizará em dois turnos, tendo por objetivo a criação de adereços para uso nesta quadra festiva.