Fins de Semana Gastronómicos em Vieira do Minho

Numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em colaboração com o município de Vieira do Minho e os restaurantes aderentes, com o intuito impulsionar, dinamizar o turismo e a gastronomia local irão ter lugar os “Fins de Semana Gastronómicos 08, 09 e 10 de Março” em Vieira do Minho.

Vieira do Minho
Fins de Semana Gastronómicos - ®DR

 

A gastronomia vieirense é tão variada quanto o seu património natural e cultural. Esta está intimamente ligada às principais atividades económicas e aos recursos naturais do concelho. São várias as propostas regionais capazes de saciar o apetite mais guloso, tais como a vitela, o cabrito, as couves com feijão, o cozido à portuguesa, os enchidos e o presunto.

Neste fim de semana temos como eleição os seguintes pratos:

Chouriça assada
Em Vieira do Minho o fumeiro é rei, não podendo faltar à mesa dos nossos restaurantes uma boa chouriça assada para abrir o apetite dos apreciadores da gastronomia típica.

Couves com feijão
As couves com feijão são confecionadas nos meses de inverno, entre novembro e março, após matança do porco e depois dos presuntos e enchidos estarem secos e curados. Na confeção deste prato, são necessárias as melhores carnes caseiras e o que de melhor se produz nos campos e hortas: carne de porco (orelha, pé, presunto, pá, barriga e costela), enchidos (salpicão, chouriça de carne e de sangue), couve-galega segada, feijão amarelo, batatas cortadas aos quadrados, bom azeite e alho picado. Um dos exemplos de aproveitamento de produtos endógenos, que possibilitam a confeção de pratos tradicionais e deliciosos como este.

Pera bêbada
Para finalizar o repasto, delicie-se com uma saborosa e perfumada, pera bêbada tradicional que garantidamente fará sucesso.

Este menu será servido em dezoito restaurantes do concelho, nomeadamente:Adega Regional a Tasquinha,Restaurante Central,Restaurante Senhora da Fé, Restaurante Adelaide, Restaurante Agra Na Boca, Restaurante Arijal, Restaurante Bela Vista, Restaurante Casa Pancada, Restaurante Fonte dos Amores, Restaurante Martins, Restaurante O Parque, Restaurante Pousada de Caniçada, Restaurante Pousadela Village, Restaurante Refúgio do Gerês, Restaurante Retiro da Cabreira, Restaurante Sol da Cabreira, Restaurante São Martinho e Restaurante Zé da Estrada.

Vai uma escapadinha até Vieira do Minho e degustar algumas das iguarias da cozinha minhota?
Fonte: CMVM