Estoril Sol relança Prémios Literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís 2019

Está de regresso a edição de 2019 do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e do Prémio Literário Fernando Namora, instituídos pela Estoril Sol em homenagem aos dois grandes escritores de Língua Portuguesa. A data limite para receção das obras originais é o dia 31 de Maio.

Estoril Sol
Estoril Sol relança Prémios Literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís 2019 - ®DR

 

Desde 2016, o Prémio Revelação aboliu do seu Regulamento o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, cláusula que o Júri considerou estar a condicionar o aparecimento de novos valores. Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do romance submetido a concurso ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”.

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís tem o valor pecuniário de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, a obra vencedora será publicado pela Editora Gradiva.

Em 2018 o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, foi “Um Passo para Sul”,de Judite Canha Fernandes. “Um Passo para Sul”, foi considerado pelo júri “um romance fundado num triângulo geográfico e existencial, repartido por Cabo Verde, São Tomé e Açores. Os registos linguísticos e imaginativos do crioulo inscrevem-se criativamente na estrutura global da narrativa, contribuindo para a formatação de uma linguagem literária muito estimulante”.

Carlos Vale Ferraz, com o romance “A Última Viúva de África”, foi o vencedor de 2018 do Prémio Literário Fernando Namora que, com o valor de 15 mil euros, é dirigido a romances publicados.

Sobre o prémio atribuído a “A Última Viúva de África” o júri referiu em ata que a memória “da experiência colonial pode ser aterradora – Congo Belga e Angolaconstituem neste romance o eixo geopolítico de ações de guerra e desvarios humanos no qual uma mulher (Madame X) emerge, simultaneamente, como figura de ligação da estória do romance e da História dos anos sessenta no início da guerra nacionalista”.

O Júri, comum aos dois prémios instituídos, é composto por Guilherme D`Oliveira Martins, que preside, em representação do Centro Nacional de Cultura; José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores; Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas; Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários; Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

O prazo para a entrega de trabalhos expira a 31 de Maio.