Os segredos dos Sabores & Saberes de Odeleite em Workshop

Para que a memória das mãos não seja esquecida e a herança imaterial não se perca, a Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a Associação Social da Freguesia de Odeleite, desenvolveu uma agenda de workshops sobre os “Sabores & Saberes de Odeleite”. Mas esta iniciativa vai mais além, as dinâmicas vão decorrer no meio das aldeias e povoações da freguesia de Odeleite, num contacto com as gentes da serra e os seus modos de estar e de viver.

Odeleite, Castro Marim
Os segredos dos Sabores & Saberes de Odeleite em Workshop - ®DR

 

No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceram os “Sabores & Saberes de Odeleite”, cuja primeiro workshop é sobre Sabonetes Artesanais e decorre já no dia 5 de maio, na aldeia de Odeleite.

Seguem-se três ações dedicadas à Cestaria, nos dias 11, 18 e 25 de maio, nas Furnazinhas, uma das povoações mais habitadas da freguesia de Odeleite. São os rostos de quem, com as sábias mãos tece cestos com palha e cana, folhas de junco e palmeira, que vão conduzir estas iniciativas.

O fabrico de queijo artesanal, uma dos sabores mais típicos da serra algarvia, não podia ser esquecido e o workshop está marcado para o dia 19 de maio, na Foz de Odeleite. A criação da cabra de raça algarvia tem uma grande expressividade no concelho de Castro Marim, merecendo a atenção quanto à preservação, reprodução e valorização dos seus produtos.

Esta iniciativa será agora promovida regularmente, com o apoio do município de Castro Marim, promovendo as muitas outras artes, ofícios e sabores que podemos encontrar neste território. Para se inscrever em qualquer uma das referidas ações, deverá usar os seguintes contactos: 281 495 148 | [email protected].

 

 

 

Fonte: CMCM