Comemorações dos 635 anos da Batalha dos Atoleiros

Decorreram a 6 de Abril em Fronteira, feriado municipal, as comemorações militares dos 635 anos da Batalha dos Atoleiros, que ocorreu nos arredores desta Vila Alentejana.

Vila de Fronteira
Comemorações dos 635 anos da Batalha dos Atoleiros - Francisco Dórdio

A comemorações civis e militares iniciaram-se por volta das 14h junto ao monumento comemorativo da batalha, existente no local onde a Batalha ocorreu, zona conhecida como “Atoleiros” que deve o seu nome ás condições do terreno, com algumas linhas de água que criaram dificuldades á cavalaria castelhana e permitiram uma vitória a uma força muito menor, comandada por Nuno Alvares Pereira.

Depois da ida ao monumento as comemorações decorreram na vila onde, por volta das 16h, o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Gomes Cravinho foi recebido por uma salva de nove “tiros” e uma guarda de hora, depois e perante algum público, que enfrentou as condições atmosféricas adversas, tiveram lugar os discursos do Sr. Presidenta da Câmara  de Fronteira Rogério Silva, e do Ministro antecedidos por uma resenha histórica da da batalha

Para finalizar ocorreu o desfile das tropas em parada que era composta, além dos militares,  também pelo corpo de Bombeiros Voluntários de Fronteira e Guarda Nacional Républicana.Todos eles desfilaram perante o Sr. Ministro e as restantes individualidades civis, religiosas e militares presentes nas comemorações.

Após o desfile, na Avenida dos Atoleiros, o Ministro da Defesa visitou o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros acompanhado do Presidente da Camara Municipal.